Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Escravidão! o comercio da maldade!



A escravidão foi oficialmente abolida, mas continua.Hoje, em vez de grilhões, é mais comum que os trabalhadores fiquem presos por dívidas devidos os salários atrasados e sofrendo ameaças quando tentam expor sua dor!


Oficialmente, a escravidão foi abolida no Brasil em 13 de maio de 1888, com a promulgação da Lei Áurea. Na prática, porém, essa violência persiste até mesmo nas cidades.De 2003, ano de criação do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, até julho de 2010, foram libertados 31.661 trabalhadores em condições análogas a de escravidão no Brasil. De acordo com Gulnara Shahinnian, relatora especial sobre escravidão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), o problema é comum em todo o planeta e hoje é até mais grave do que no passado.Como antes o escravo era considerado posse, o propietário tinha preocupação em mantê-lo vivo e saudável, o que não acontece aqui em Coroatá.Atualmente, apesar de ainda haver instrumentos de tortura e correntes, é mais comum escravidão forçada por recursos indiretos, como liberdade de expressão barrada, dívidas e até sexualidade escondida por cauda do preconceito.No Brasil, a escravidão durante o período colonial e Império foi marcada pela violência para reprimir qualquer tentativa de resistência, sendo comuns açoitamentos em praça pública.Tais sessões de torturas aconteciam nos pelourinhos, postes em que os escravos eram amarrados e chicoteados.Também não faltam histórias de abusos sexuais e outras práticas cruéis.No período colonial e no Império, homéns, mulheres e crianças negras eram tratados como objetos e sofriam violências constantes. E VOCÊ FUNCIONÁRIO PÚBLICO COROATAENSE?! COMO VOCÊ SERÁ TRATADO SE RECLAMAR SEUS SALÁRIOS ATRASADOS?!
                                                                                                                   

                                                                                                                ( Prof.João Baiano)


                                                

4 comentários:

Anônimo disse...

HUM! ora..ora! seremos demitidos na mesma hora,pois aqui não se respeita os direitos dos trabalhadores...

Anônimo disse...

Olha infelizmente nossa cidade está sem opção política,pois os dois lados são tudo farinha do mesmo saco! o Ricardo nem aki pisa e não liga pra Coroatá. O Luís da Amovelar só é enriquecendo quem já é rico e os pobres deixando de lado! é dura e cruel a situação do nosso município! esses babacas...precisamos de renovação!

Jardiel

Anônimo disse...

Parabéns Prof.João! vc é um educador de verdade..pois o verdadeiro educador mesmo correndo riscos não se cala perante as injustiças! é dura a realidade das famílias pobres aqui, e o que vemos é um verdadeiro vavorecimento para quem já tem dinheiro! Que o senhor Jesus tenha misericórdia desse goveno!
Jonas Pinheiro! abração pra vc...

Anônimo disse...

É ! ruim com o Movelar, pior sem ele! é suportar esse destino!....

Postar um comentário