Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

VARIEDADES EM NOTÍCIAS


INTERNACIONAL


Durante julgamento, acusação mostra foto de Michael Jackson morto






O julgamento do médico Conrad Murray começou por volta das 13h desta terça-feira (27) com o o promotor David Walgren mostrando aos jurados uma série de imagens de Michael Jackson, entre elas, uma em que o astro está no hospital, já morto. O médico Conrad Murray é acusado de matar sem intenção o cantor, que teve uma parada cardíaca há cerca de dois anos.
27/09/2011 15h46 - Atualizado em 27/09/2011 16h07
"Michael Jackson causou sua própria morte ao tomar o remédio enquanto o médico estava fora do quarto", disse, por volta das 15h, o advogado Ed Chernoff, que defende o médico Murray. "Ele [Jackson] fez algo sem o conhecimento do seu médico, sem a permissão do médico, contra as suas ordens. Ele fez um movimento que causou sua própria morte", acrescentou Ed Chernoff em seu discurso de abertura para o Tribunal Superior de Los Angeles. Segundo a defesa, Michael Jackson ingeriu o analgésico por conta própria.

Membros da família Jackson e fãs do astro foram ao tribunal de Los Angeles acompanhar o julgamento. Na abertura da sessão, o promotor David Walgren relembrou os últimos momentos de vida do cantor, entre o último ensaio até o atendimento de paramédicos.
"O que aconteceu durante esse período foi que os atos e omissões do médico pessoal de Jackson causaram diretamente sua morte prematura", disse o promotor. "A confiança em Murray custou ao cantor sua própria vida", completou.
O julgamento de Conrad Murray deve revelar ao público como foram os últimos dias do Rei do Pop, que na época tinha 50 anos e ensaiava para uma série de shows com os quais pretendia relançar sua carreira, abalada por acusações - depois retiradas - de pedofilia, apresentadas em 2005.
Jackson morreu por causa de uma overdose de anestésicos e sedativos. Promotores dizem que Murray foi negligente ao administrar as drogas ao seu paciente sem monitorá-lo adequadamente. O médico se diz inocente, e sua defesa alega que foi o próprio Jackson quem se administrou a dose letal de propofol, provavelmente por via oral, num momento em que o réu havia saído do quarto, na mansão do cantor em Los Angeles.
Os pais de Jackson, suas irmãs Janet e La Toya e outros familiares acompanham ao julgamento, que irá até o final de outubro, com transmissão ao vivo pela TV. Murray pode ser condenado a quatro anos de prisão.

Declarações

 

Em uma audiência a portas fechadas na segunda-feira (26), o advogado de Murray, disse que Jackson estava 'desesperado' na época da sua morte. 'Achamos que Michael Jackson se envolveu em certos atos que acabaram com a sua própria vida', disse Chernoff, segundo as notas taquigráficas da sessão.
Entre as testemunhas convocadas no caso devem estar os paramédicos que levaram Jackson ao hospital, especialistas médicos, o coreógrafo de Jackson e namoradas de Murray.
O célebre advogado Mark Geragos, que no passado advogou para o cantor, disse que Paris Jackson, de 13 anos, filha dele, também pode ser intimada a depor.
'Ela não só tem coisas a dizer, como pode dizer de forma convincente,' disse Geragos à Reuters. A menina estava na mansão no momento em que o cantor parou de respirar.


                                                                                                                 ( central globo de notícias)



SAÚDE



Mitos e Verdades sobre o chocolate




O chocolate já foi considerado um delicioso atentado contra a saúde. Nos últimos anos, porém, a delícia tornou-se alvo de estudos. Muitas pesquisas mostram que o consumo moderado deste doce pode fazer bem à saúde, especialmente o chocolate amargo.

Pesquisadores que compararam os benefícios do chocolate amargo com os efeitos do branco e do chocolate ao leite garantem que nenhum deles é páreo para o amargo – só ele tem grande concentração de cacau, que oferece substâncias que protegem o coração. Em média, o amargo tem o triplo de antioxidantes que o ao leite. Ele é rico em flavonóides e polifenóis, compostos presentes na uva vermelha e responsáveis por, na década de 80, alçar o vinho tinto à condição de aliado da saúde cardíaca.

Os flavonóides têm poder antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres, as moléculas tóxicas que comprometem o bom funcionamento do organismo e impedem o depósito de placas gordurosas nas artérias, causadoras de infarto e derrame. Já o polifenol, mostrou-se eficaz no combate à hipertensão, um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Aos chamados “chocólatras”, uma preocupação: chocolate vicia mesmo. Seu consumo libera serotonina (substância do prazer), além de sua composição apresentar triptofano, aminoácido responsável pela formação de serotonina. Outra explicação é a produção de catecolaminas, que também dão a sensação de bem-estar.

Porém, apesar das boas notícias em relação ao chocolate amargo, todo excesso é prejudicial. O chocolate amargo também é rico em açúcar e gordura saturada, o que contribui para o aumento do peso e dos níveis de colesterol.

A dica é derreter meia barra de chocolate amargo no microondas por 30 segundos e espalhar em frutas de sua preferência. Se consumido com moderação, numa dieta balanceada, o chocolate amargo pode até ajudar a emagrecer.


JUVENTUDE


Aumenta número de jovens que deixam de fazer sexo seguro






Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (26) mostra que aumentou o número de jovens que mantiveram relações sexuais sem o uso de preservativo no Ocidente nos últimos 2 anos. O estudo, da Fundação Parenthood, aponta que a alta ocorreu principalmente entre adolescentes dos Estados Unidos e da Europa. Entre os norte-americanos, o percentual de jovens desprotegidos, que era de 38%, subiu para 53% em 2009, enquanto a França registrou um aumento de 19% para 40%.

A pesquisa foi realizada por ocasião do Dia Mundial da Contracepção e aponta a Tailândia como um foco de preocupação, uma vez que 62% dos jovens tailandeses fizeram sexo sem proteção com um novo parceiro. O percentual também foi superior a 50% na China, Coreia do Sul, Noruega e Estônia. O estudo destaca que, na Europa, região Ásia-Pacífico, América Latina e Estados Unidos, o principal motivo para a ausência do preservativo foi não tê-lo disponível no momento da relação sexual.

"Os resultados mostram que muitos jovens têm pouco conhecimento sobre uma vida sexual saudável, têm receio de exigir o uso de preservativo, ou não desenvolveram a habilidade de negociar o uso da camisinha com o parceiro", assinala Jennifer Woodside, da Federação Internacional de Planejamento Familiar. O estudo, patrocinado pela gigante farmacêutica alemã Bayer, ouviu 5.426 jovens, de 15 a 30 anos, em 26 países, entre abril e maio.




segunda-feira, 26 de setembro de 2011

FATOS QUE MARCARAM A SEMANA!

ESPORTE


COPA COROATÁ DE FUTSAL 2011!








O Time Amigos garantiu a vitória por 3 a 2 sobre o Time Hajagás pela Copa Coroatá de Futsal,com gols de Hiago 12:35/1T,Ruanderson 02:35/2T, Chaguinha 15:57/2T. Pelo Time Os Amigos ,Araújo 13:10/2T,Clauberto 17:51/2T pelo Hajagás teve destaque  o camisa 10.
O Time MEC venceu por w.O o Time Olimpus.



Tragédia: mulher quebra o pescoço ao cair de moto em Coroatá







A fatalidade aconteceu por volta das 22h00 de ontem, terça feira (27). A vítima, que é funcionária pública, se chama Maria Brandão, de 61 anos. Ela morava na Avenida Central no Bairro da Trezidela, próxima à Assembléia de Deus.

Segundo o relato de parentes e de testemunhas que viram como tudo aconteceu, as duas mulheres acabavam de sair de uma reunião no centro de Coroatá, isso já por volta das 22h00. Uma vez que o trem impedia a passagem de qualquer veículo, as duas seguiram em direção ao Colégio Complexo Educacional. Como os cruzamentos seguiam fechados pelo trem, as mulheres continuaram procurando uma passagem livre. O único lugar disponível por perto era cruzamento próximo ao Estádio Municipal. Por infelicidade a condutora da moto acabou não percebendo uma lombada antes da passagem. Apesar de andar devagar, o descuido acabou desestabilizando Dona Maria Brandão, que caiu batendo com força a cabeça no chão. A equipe do SAMU, que esteve no local do acidente, disse à nossa equipe que a vítima ao cair quebrou o pescoço e morreu na hora.

A condutora da moto foi atendida pelo SAMU e levada em estado de choque à Unidade de Pronto Atendimento de Coroatá (UPA).

O acidente é mais um que entra para a alarmante estatística de vítimas no trânsito de Coroatá, e pior, poderia ser facilmente evitado caso estivesse usando um capacete. Confira o relatório das vítimas nas ruas de Coroatá.


Matéria: Antonielson Sousa - Coroatá Online MA


Jovem tenta o suicídio em Coroatá



Na última terça (20), uma jovem tentou o suicídio em Coroatá. Segundo testemunhas que passavam pelo local, a jovem que atende pelo nome de Cleonice, que reside no bairro Mocó, jogou-se da ponte que liga o centro ao bairro da Trezidela.

Ainda não se sabe o motivo da tentativa de suicídio cometida pela jovem!


Veja a reportagem de Dani Paiva:







POLÍTICA


Roseana diz, ''empolgada'', que o governo deslanchou





Em entrevista exclusiva a O Estado, a governadora Roseana Sarney afirmou que pretende lançar brevemente um pacto pela educação com os municípios no sentido de melhorar os indicadores educacionais do estado. Roseana falou por duas horas sobre todo tipo de assunto. Disse que não gostaria de abordar sua sucessão. No entanto, destacou que a profusão de nomes acaba sendo boa, porque mostra a vitalidade de seu grupo político. Também garantiu que o único pré-candidato do governo à Prefeitura de São Luís é o secretário Max Barros (Infraestrutura). A governadora lamentou a saída do secretário Tadeu Palácio (Turismo) do governo. Ela confirmou a vinda do ex-deputado Alberto Franco e do senador João Alberto para o governo.



Leptospirose





Mulher morre vítima de leptospirose na zona rural de Codó!Outras duas pessoas teriam contraído a doença provocada pela urina do rato


 




CODÓ - Uma mulher morreu após ser diagnosticada com leptospirose no povoado Canto do coxo, na zona rural de Codó. Outras duas pessoas estão com a doença.







Elas teriam consumido arroz estocado em casa que estaria contaminado pela urina de rato.