Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

NOTÍCIAS DA SEMANA



Prof.João Baiano é recebido por moradores do povoado Piedade!



Chegada de Prof.João Baiano no povoado Piedade



Prof.João conversa com uma das moradoras que pediu apoio para os jovens do povoado



Maria Baiano deixou sua mensagem aos moradores da Piedade





O cantor mirim Hugo que animou os moradores do povoado Piedade

Prof.João ladeado pelos jovens Hugo e Davi

Visita ao olho d'água! uma das belezas naturais do povoado Piedade!

Prof.João acena para o povo em despedida!



Em comemoração ao Dia das Crianças, que ocorreu nesta quarta (12), o Professor João Baiano esteve visitando o povoado Piedade, onde esteve acompanhado de sua Mãe Maria Baiano, pelo irmão Gotardo e pelos jovens Hugo Alves, Davi Lennon e Vandeilson.
A programação teve início com atrações locais organizada pelos próprios moradores do povoado. Exatamente ás 10:00 horas da manhã,Prof.João Baiano chegou com sua comitiva para a entrega de presentes para ás crianças do povoado Piedade.Músicas bem animadas fizeram parte do evento,onde o jovem Hugo cantou e animou a platéia juntamente com a participação do Prof.João Baiano que também cantou e levou o público a um momento de alegria e descontração.

POLÍTICA

Ex-presidente do PP diz que Tadeu nunca foi oposição: 'ele traiu o PDT e o Jackson'






Durante sua filiação ao PSDB em ato realizado na tarde desta quinta-feira (6) na sede do partido (Renascença), o ex-presidente do Diretório Municipal do PP, Ribamar Soares, fez duras críticas ao ex-prefeito Tadeu Palácio. De acordo com Soares, Palácio não tem nenhuma credibilidade e não merece qualquer tipo de confiança.

“Tadeu é um traira, ele traiu o PDT, que o elegeu duas vezes prefeito de São Luís, e traiu também o maior líder da oposição, o governador Jackson Lago. Então dessa forma não poderia viver no mesmo ambiente que ele”, afirmou Soares. Tadeu se filia ao PP às 10h desta sexta-feira.



FAMOSOS

Ivete Sangalo diz que teve amnésia após Rock in Rio





Se tem uma coisa que Ivete Sangalo não tem é frescura. E prova disso pôde ser conferido mais uma vez nesta quinta-feira, 13, quando ela chegava para a entrega dos "Meus Prêmios Nick", em São Paulo. Ela entrou no local, fez a clássica parada no tapete vermelho para fotos e entrevistas, mas, ao receber um pedido de foto de uma fã, não se fez de rogada e foi fazer a alegria da menina.
Entre um pedido de fã e outro, a musa baiana falou sobre o Rock in Rio. "É preciso ter muito amor àquilo ali, tem que chegar com alegria", contou ela que teve amnésio de tanta emoção. "Não me lembro direito do que aconteceu. Estou vendo reprise até agora."
Sarada, Ivete botou a culpa do corpão no marido Daniel Cady. "É o meu marido. Liga pra ele e ele vai dizer como faz", contou ela que se apresenta na premiação.



Claudia Leitte sobre vaias: ´Covardia´




Claudia Leitte esteve no programa de Hebe Camargo e contou para a apresentadora que não chegou a escutar pessoas vaiando sua performance no Rock in Rio. "Eu não ouvi vaia, mas acho que vaiar é covardia, porque você se esconde atrás de um grupo de pessoas. A gente tem que vaiar aquilo que não serve e o que não serve é violência, é injusticça social", desabafou a loira.
Mas o papo não rolou só sobre o Rock in Rio, Claudia também falou sobre seu filho, Davi. "Eu mato e morro por ele. Jamais imaginaria alguém tocar num fio de cabelo dele. Não sei





PSICOLOGIA

Síndrome das Pernas Inquietas



Mal atinge 10% da população

Tem gente que não consegue parar de movimentar as pernas, esteja onde estiver. E essa agitação, que muitas vezes é confundida com ansiedade e que frequentemente transmite uma sensação de queimação e formigamento nas pernas, pode significar que a pessoa está sofrendo da Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) que ataca cerca de 10% da população.

Poucos sabem disso, mas a SPI está relacionada, em 80% dos casos, a outro distúrbio conhecido como Movimento Periódico dos Membros, caracterizado quando a pessoa costumar dar chutes ou mover as pernas durante o sono. Esses distúrbios acometem pessoas de todas as idades e nem as crianças estão livres, mas o risco é maior para os idosos. Para os mais jovens, o primeiro sinal de que algo não está funcionando de forma correta é a irritabilidade.

Um adolescente que não tem uma boa noite de sono, provavelmente ficará agressivo e sonolento ao longo do dia.

Para os médicos, a doença é curável principalmente quando se procura o médico logo aos primeiros sintomas. Com a percepção dos primeiros sinais da síndrome e um tratamento adequado, as pernas se aquietam e uma boa noite de sono será desfrutada.

De causa ainda desconhecida, a doença que tem origem neurológica provoca uma necessidade incontrolável de balançar as pernas, única forma de alívio para a sensação desagradável que a pessoa sente nos membros inferiores. Segundo o neurologista Tarso Adoni, esse tipo de síndrome se manifesta principalmente no período da noite e, além de provocar o mal-estar, interfere e prejudica o sono levando o portador do mal a sofrer de insônia. O especialista recomenda que quando os sintomas persistem é hora de procurar auxílio médico.

A constatação da doença é feita pela consulta clínica. Nela, o médico identifica a partir das queixas do paciente os sintomas que aparecem durante o dia e somem no período noturno. O balançar excessivo das pernas durante o período noturno já é o principal indício de que a síndrome se faz presente.

Adoni explica que pessoas com outras patologias como insuficiência renal, diabetes e anemia são pré-dispostas a desenvolver a Síndrome. O primeiro passo para o tratamento é suspender os medicamentos que possam desencadear a doença. A ingestão de cafeína, bebidas alcoólicas e o hábito de fumar devem ser reduzidos, já que são fatores que ajudam a provocar a enfermidade.

Para amenizar o efeito da Síndrome das Pernas Inquietas, os médicos recomendam que se eleve o consumo de ferro, assim como praticar exercícios físicos moderados e massagem. Tomar banho quente também ajuda a reduzir os efeitos causados pela doença.

                                                                                                                Agência Unipress Internacional





segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Homem morre após levar 9 tiros em emboscada


              

A vítima foi identificada como João Luis Oliveira, vulgo Junior Cara de Barroca, que morava na Vila Cilene. Ele morreu após ser alvejado por 9 tiros no povoado Maeira que fica 5 km da cidade. Segunda as primeiras informações o crime teria sido premeditado.

Cara de Barroca já era conhecido no mundo do crime e informações vindas de representantes do Bingo Coroatá Feliz, foi ele um dos responsáveis pelo assalto ocorrido no último sábado (08), levando cerca de R$ 21.000,00. A polícia ainda não confirmou o caso.

Em conversa com a  equipe do site Coroatá Online, um dos amigos da vítima – que preferiu não se identificar – disse que é muito provável que tudo tenha sido motivado por rixa.

“Quem conhece ele sabe que tem muita gente que o marcava e isso tudo foi armado. Eles armaram pra ele. Me disseram que tem envolvimento de ciganos nisso. O Junior já tinha bronca com eles e isso pode ter sido um acerto de contas, eu acho que foi isso mesmo”, esclareceu o jovem.

                                                                        Matéria: Antonielson Sousa - Coroatá Online MA




FAZENDA DA ESPERANÇA REALIZA A V

 FESTA PARA JUVENTUDE EM COROATÁ!



“Coisa de Deus, um coração de criança,

coisa de Deus é a fazenda da esperança”




Chegada das caravanas de outras cidades


Irmãs africanas que mostraram um pouco de sua cultura na missa da juventude


Maria Baiano que abordou sobre a vida de Dom Reinaldo para os jovens da Fazenda da Esperança


Maria Baiano com os jovens da Fazenda da Esperança


João Baiano com os jovens da Fazenda da Esperança



Nesse domingo, 9 de outubro , foi realizada a V festa da juventude na Fazenda da Esperança, que contou com a presença em peso da juventude, teve como tema: “Quem tem Esperança vive diferente!”, e a alegria realmente esteve lá, uma alegria transbordante nos olhos da juventude e uma festa repleta de testemunhos maravilhosos dos moradores da fazenda.
A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que visa a recuperação de vários dependentes, desenvolvido por uma associação de fiéis católicos com base nos carismas de pobreza dos Franciscanos e o carisma da unidade do movimento dos Focolares.
Uma festa onde se podem compartilhar verdadeiros testemunhos de vida, onde tiveram momentos de louvor, peças teatrais, show com DDD e a missa de encerramento com o Padre Luís, onde os jovens  alegres em Cristo, demonstraram  uma felicidade verdadeira.

Foi gratificante voltar a participar e sentir o imenso amor de Deus trasbordando nas pessoas por lá e sentir-me tocado por testemunhos de pessoas que decidiram por uma mudança de vida e que hoje procuram vivenciar diariamente o evangelho. Que Deus possa ensinar todos esses irmãos, essa Família da Esperança a ser perseverante nessa obra maravilhosa e que possa ainda atingir a muitos com esse testemunho de amor, de união e de mudança de vida.
Um dos momentos marcantes também na Missa da Juventude,foi a profundidade do relato da vida de Dom Reinaldo Pünder que foi feito pela diretora do Colégio Diocesano de Coroatá Maria Baiano,onde vimos na face do público presente a emoção ao ouvir uma história tão bonita que foi a vida deste grande héroi Dom Reinaldo .



PIADA DO DIA ( pra descontrair)


Desconfiado com as constantes desmunhecadas do filho, o pai leva o garoto a um psicólogo para tirar suas dúvidas.

-Qual o vegetal que você mais gosta?
-o psicólogo pergunta ao menino.
"Ele vai responder cenoura ou pepino",pensou o pai.
-Chuchu-respondeu o garoto.
UUUUU-O pai respira aliviado.
Qual o seu número preferido?
-torna o psicólogo a perguntar.
"24", pensou o pai.
Onze-respondeu o garoto
O pai respira aliviado.
-Qual o animal que você mais gosta?
-pergunta o psicólogo.
"Cobra", pensa o pai.
-Jacaré-responde o garoto.

UUU- o pai respira aliviado!

O que você que ser quando crescer?
"Cabelereiro", pensa o pai.
-Juíz de Direito-responde o garoto.

UUUU-Aliviado, o pai se dirige ao psicólogo confiante:
-Então, doutor, me parece que o meu filho é maaaaaaaaacccchhhhhoooooo!

-Ora! ora meu Caro amigo! seu filho é bicha puuuuuuura! -Veja bem:

o chuchu,dá o ano inteiro;
o número 11,é um atrás do outro;
o jacaré se defende com o rabo;
e o juiz vive na Vara.


JUVENTUDE


Bulliyng: a prevenção começa em casa






Pais podem evitar que filhos sejam o agressor ou a vítima





O bullying tornou-se uma preocupação constante para os pais. Tanto para que o filho não seja o agressor, como para que não seja o agredido. E a prevenção para que nenhuma destas situações ocorra começa em casa.

Segundo a psicóloga Kátia Cristina Teixeira, a melhor maneira de evitar que a criança pratique ou sofra o bullying é através da conversa. “Deve-se criar um espaço de diálogo em casa. A vida atual estimula a competição e os primeiros sinais de agressividade, o que jamais deve ser incentivado pelos pais”, explica.

Além do diálogo, observar e estar mais perto do filho são ações que também ajudam a identificar se há algo de errado acontecendo no ambiente escolar. “Para isso, é bom manter o hábito de fazer as refeições juntos, sem nenhum outro recurso que tire a atenção, e agir com coerência, sem exageros”, exemplifica Kátia.

Para a psicóloga, ser o agressor ou a vítima é algo que acontece involuntariamente. “O processo do bullying não acontece no nível consciente, a criança ou adolescente sente satisfação com o poder e tende a repetir o comportamento agressivo, sem perceber o dano que causa”.

Exemplo

Como o bullying independe da consciência de quem faz ou sofre a agressão, é de suma importância a relação com os filhos dentro de casa. Comportamentos agressivos, preconceituosos, escondendo informações, além da superproteção, podem servir de exemplo para que a criança venha a praticar ou sofrer a violência. “Vale aqui o conceito de congruência, que é o falar e agir da mesma forma, sem mentiras ou omissões. Por fim, filhos superprotegidos acabam sem saber lidar com agressões e podem acabar sendo vítimas”, enfatiza Kátia sobre o comportamento dos pais em casa.

Mas a escola também tem um papel na prevenção do bullying. Segundo a psicóloga, é lá que a criança pode aprender a verbalizar suas emoções. “E isso pode acontecer através de aula de psicologia, que pode virar uma terapia em grupo, ou até mesmo com a prática de esportes, nas aulas de educação física, que ensinam a obedecer as regras e se sociabilizar”.

É importante explicar à criança o que é o bullying, para que ela perceba o que pode trazer para o próximo e também para que ela aprenda a não esconder, caso sofra alguma agressão. “Existem filmes, jogos e outros recursos que mostram o bullying de forma indireta e servem para o início de conversa e discussão sobre alguns valores. Aos primeiros sinais o adulto deve intervir, já que a vítima dificilmente fala o que está acontecendo, pois, se assim fizer, ela se sente ainda mais fraca”.
Há quem afirme que o bullying pode ter o seu lado bom. “Existem teorias que falam que o bullying, de baixa intensidade, pode até ajudar no desenvolvimento da criança, desde que ela consiga reagir”.