Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

AIDS: A ESPERANÇA DA CURA!


Descobertas animadoras na batalha contra o HIV provocam inédito otimismo entre médicos e cientistas

Desde que o vírus HIV se tornou uma epidemia mundial, na década de 80, cientistas de todo o mundo buscam a cura. A AIDS, doença provocada pelo vírus, fez mais de 25 milhões de vítimas desde que foi indentificada. Atualmente, estima-se que 33 milhões de pessoas estejam infectadas com o HIV - cerca de 600 mil são brasileiros. Mas há indícios de que a cura se aproxima: pesquisas mostram que existem maneiras de matar o vírus, como provaram cientistas da Universidade Hebraica de jerusalém. Eles inocularam uma proteína em células humanas infectadas pelo HIV, que fez com que o parasita se autodestruísse.
"Constatamos que as células morrem antes do vírus concluir seu ciclo de vida, ou seja, não se formam novos vírus no organismo", explica o cientista Aviad Levin, um dos autores da pesquisa. Apesar de estar esperançoso, Levin sabe que o caminho até a cura ficar disponível para a população é longo. "O tratamento ainda está em processo de estudo e o caminho pode demorar anos", completa o pesquisador. Os testes foram feitos com HIV do tipo 1, o mais comum é o tipo2, que tem 15 casos confirmados no Brasil.
Nos Estados Unidos, cientistas da Loyola University Health System encontraram uma protéina chamada TRIM5a, que também destrói o vírus em processo parecido com o descoberto em Jerusalém. Os testes foram feitos em macacos. "O problema de manipular material genético é que nem sempre os resultados esperados são alcançados. Os conhecimentos sobre o temam são muito rudimentares", diz Max Igor Lopes, infectologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
A esperança não precisa deixar de existir, mas também não pode atrapalhar a vida de quem espera pela cura, como é o caso da artista plástica Valéria Lewis, de 45 anos,há 24 anos portadora do vírus HIV. "Eu acredito que essas notícias que aparecem são só boatos. Eu nutro esperança, acho até que a cura já exista, mas acho que a AIDS dá mais dinheiro do que a cura dela. Então eu me cuido, não posso ficar esperando uma coisa que a gente não sabe quando virá,"diz Valéria, que faz uso do coquetel contra a doença desde que ele foi lançado em 1996.
"Foi minha tábua de salvação. O coquetel apareceu em um momento em que estava muito debilitada. Sem ele, não sei se teria chegado até aqui", afirma.
"Quem tem HIV hoje em dia conta com uma ampla gama de tratamentos. Existem mais de 20 remédios disponíveis para controlar a multiplicação do vírus no organismo. O problema atualmente não é com as pessoas doentes, mas a disseminação da doença: pessoas que não sabem que estão infectadas e vão retransmitindo", diz Lopes. Para o médico, tão importante quanto se chegar à cura é traçar estratégias para evitar que mais pessoas se contaminem.

Quanto ao jovem alemão portador do vírus que teve leucemia e se curou da AIDS durante o tratamento com receptação de medula óssea, o infectologista alerta: "Era um caso muito especial. Além de o transplante ter funcionado, já que o índice de mortalidade entre os receptores é de 40 a 70% ele tem uma característica que é ausência de uma protéina que dificulta a fixação do vírus no organismo."
Os citentistas continuam procurando e a sociedade deve continuar se prevenindo.


VÍRUS: No mundo, 33 milhões de pessoas estão infectadas pelo HIV


                                                                                                                       





quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Rebeliões terminam com 18 mortos no Maranhão











SÃO LUÍS - Terminaram com 18 presos mortos as duas rebeliões ocorridas em unidades prisionais no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA). Três dos mortos foram decapitados.



Os detentos foram assassinados por outros presos, em uma disputa entre grupos rivais pelo "domínio moral" das unidades, disse a Secretaria da Segurança Pública do Maranhão.

A primeira rebelião começou anteontem, por volta das 9h, em um anexo do Presídio São Luís, que é uma unidade de segurança máxima.



Os presos tomaram a arma de um agente penitenciário e fizeram cinco monitores (seguranças desarmados) reféns. Eles foram libertados ontem, sem ferimentos, após 27 horas de rebelião.



A vistoria feita pela Polícia Militar no presídio, no início da tarde de ontem, localizou os corpos de seis presos mortos durante o motim. No dia anterior, nove corpos já haviam sido recolhidos. Foram encontradas também três armas de fogo --uma delas pertencente ao agente penitenciário-- e uma faca artesanal.



A segunda rebelião eclodiu ontem na penitenciária de Pedrinhas, dentro do mesmo complexo prisional. Três presos foram mortos. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar os motivos dos dois motins.



O desembargador José Fróes Sobrinho, do Tribunal de Justiça do Maranhão, coordenador do grupo de monitoramento dos presídios do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) no Estado, disse que as mortes foram provocadas por brigas entre grupos rivais --presos do interior contra presos da capital.



Transferências



A falta de unidades prisionais no interior do Maranhão faz com que os presos sejam transferidos para a capital, o que ao longo do tempo gerou uma rivalidade entre os dois grupos. O padre Luca Mainenti, da Pastoral Carcerária de São Luís, que intermediou a negociação na penitenciária, disse que os presos pediam mais rapidez na tramitação dos processos.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Igreja Universal do Reino de Deus construirá réplica do Templo de Salomão, com pedras trazidas de Israel .



Com bases em orientações bíblicas, a Igreja Universal do Reino de Deus construirá a réplica do Templo de Salomão, aqui no Brasil, na cidade de São Paulo (SP). Será uma mega igreja, com 126 metros de comprimento e 104 metros de largura, dimensões que superam as de um campo de futebol oficial e as do maior templo da Igreja Católica da cidade de São Paulo, a Catedral da Sé. São mais de 70 mil metros quadrados de área construída num quarteirão inteiro de 28 mil metros. A altura de 55 metros corresponde a de um prédio de 18 andares, quase duas vezes a altura da estátua do Cristo Redentor. Com previsão de entrega para daqui a 4 anos, a obra será um marco na história da Igreja Universal do Reino de Deus.

O complexo também contará com 36 Escolas Bíblicas com capacidade para comportar aproximadamente 1,3 mil crianças, estúdios de tevê e rádio, um auditório para 500 pessoas, além de um estacionamento para mais de mil carros.

Projetado para causar o menor impacto possível ao meio ambiente, o templo será construído com materiais reciclados e regionais de alta tecnologia, que proporcionarão o uso racional da energia, possibilitando a reutilização de água e calor.

Na área externa será feito um memorial com 250 metros quadrados que poderá ser usado como um espaço para exposições e eventos. A ideia seria contar ali não só a história da Igreja, mas também explicar um pouco do funcionamento do templo como obra de engenharia.

De acordo com o arquiteto e autor do projeto, Rogério Silva de Araújo, o empreendimento é arrojado e emprega tecnologia de ponta, para que quando as pessoas entrem no local, viajem pelo tempo e sintam-se como se estivessem no primeiro templo construído por Salomão. “Começando pela fachada, passando pelo átrio e chegando internamente na nave, criamos uma visão de maneira a remeter as pessoas ao passado. Para tanto, estamos nos valendo de toda tecnologia de ponta associada ao bom senso na arquitetura de maneira a não criar este choque de épocas”, diz Araújo.

Ainda dentro da Igreja, uma arca representando a Arca da Aliança será colocada sobre o altar com o objetivo de proporcionar um efeito tridimensional, que, quando aberta, poderá ser observada totalmente em seu interior e também refletirá no batistério, criando a sensação, durante o batismo, de que a pessoa estará se batizando dentro da Arca. Na face frontal do altar serão aplicadas doze pedras representando as doze tribos de Israel, e todo o altar será ladeado por duas colunas diferenciadas chamadas Joaquim e Boaz, nomes também citados na Bíblia. A Igreja será no Brás (zona leste da capital paulista) e terá capacidade para mais de 10 mil pessoas sentadas.

De acordo com o bispo Edir Macedo, o local não será de ouro, mas as riquezas de detalhes empregados em cada parte do templo serão muito parecidas com os do antigo santuário. “Nós encomendamos o mesmo modelo de pedras de Jerusalém que foram usadas por Salomão, pois vamos revestir as paredes do templo com elas. Nós queremos que as pessoas tenham um lugar bonito pra buscar a Deus e também a oportunidade de tocar nessas pedras e fazer orações nelas.”, comentou o bispo durante reunião realizada em São Paulo. Ele acredita que a visitação ao Templo não se limitará somente aos fieis da Igreja Universal, mas se tornará um ponto turístico e cultural, que atrairá pessoas do mundo todo.

Para o presidente da Juventude Judaica Organizada, Persio Bider, a iniciativa poderá promover um melhor entendimento ao povo brasileiro não judaico a respeito de Israel e dos judeus, eliminando preconceitos e o antissemitismo, ainda presente na sociedade. “Somente por meio do conhecimento mútuo poderemos erradicar qualquer tipo de preconceito ou discriminação por parte de ambos e, assim, trabalharmos juntos no que temos de semelhanças e nos respeitarmos no que pensamos e acreditamos de diferente. Temos muito em comum e precisamos nos unir para que seja possível trabalharmos ativamente em uma sociedade mais justa, positiva e focada em uma coexistência e inter-religiosidade plena, razão pela qual acredito ser muito interessante a iniciativa do bispo Edir Macedo, que entendo amar muito a Terra de Israel e o povo judeu”, afirma Bider.
(arcauniversal.com)