Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

ACONTECEU EM DEZEMBRO!


REUNIÃO PARA FUNDAÇÃO DA UNIMVIVA( UNIÃO DE MORADORES DA VILA VAVÁ)







Prof.João Baiano com os moradores do bairro Vila Vavá 


Prof.João Baiano palestrando na Vila Vavá


Takurumã(coordenador estadual da pessoa com deficiência )



INCENTIVO À EDUCAÇÃO 2010 !






Cici Almeida,Prof Geilson ( coordenador da estação cultural),Nilson Junior e Prof.João Baiano


Washington Luís(vice governador) ladeado por Prof.João Baiano e Cici Almeida




Professor Odair José(secretário municipal de educação) com os jovens Cleo Freitas,Cici Almeida e Prof.João Baiano

 


O empresário Júlio Alencar ladeado por Prof.João Baiano e Cici Almeida


Professor Edimilson com Cici Almeida e Professor João Baiano



Uma das professoras ganhadoras que foi contemplada com uma moto Biss

Coral vozes de Coroatá que fizeram sua  apresentação!



NATAL DO BEM 2010!


( Entrega de brinquedos no HGM) 

Ação social no HGM( ENTREGA DE BRINQUEDOS ÀS CRIANÇAS) Dra.Yana, Jucilene,Daniel,Cleo Freitas,Cici Almeida e Prof.João Baiano





ENTREGA DE BRINQUEDOS NO BAIRRO NOVO AREAL


A equipe da Central da Juventude Coroataense CEJUC com a CUFA(Central Única das Favelas) e a UNIMBAN( união de moradores do bairro novo areal)









PROF.JOÃO BAIANO EM ENTREGA DE BRINQUEDOS NO BAIRRO NOVO









Na manhã do dia 24 (sexta-feira), vésperas do Natal, a Central da Juventude Coroataense CEJUC em parceiria com a CUFA Coroatá concluiu a sua campanha “Natal do Bem 2010” com a entrega dos brinquedos arrecadados durante todo o mês entre seus parceiros.



Os primeiros brinquedos foram entregues para as crianças que encontravam-se internadas, em observação ou que estavam realizando consultas de emergência naquela manhã no Hospital Geral Municipal - HGM. A ação continuou horas depois no Bairro Novo Areal, a maior comunidade popular do município de Coroatá, possuindo uma alta taxa demográfica e alto índice de violência e consumo/tráfico de entorpecentes.



O Bairro Novo Areal está composto em sua maioria, por ex-trabalhadores rurais que fugiram da agricultura de subsistência – o famoso êxodo rural –, como é peculiar às nossas periferias, que e vieram para a cidade em busca de oportunidades de trabalho e educação para os filhos. Estas pessoas hoje sobrevivem dos programas sociais do governo federal e, pouquíssimas vezes, da lavoura de subsistência (um percentual muito pequeno), do mercado informal (jovens que se tornam ajudantes de obras, vendedores ambulantes, trabalhadores no comércio, cortadores de cana etc.), aposentadoria e do mercado paralelo (o tráfico e o furto cometidos por adolescentes e jovens).



A realidade da infância diante da pobreza nesta e nas demais comunidades localizadas na periferia coroataense, é agravada muitas vezes pela ausência da escola, do acesso a cultura e a cidadania. Muitas dessas crianças conhecem o Natal apenas na televisão, vêem a figura do velho barbudo induzindo ao consumismo. Muitas dessas crianças não têm quem lhes dê um presente no dia do Natal. Com esta ação a Central da Juventude CEJUC e a CUFA Coroatá quis – e acreditamos que conseguimos – fazer nascer no rosto de algumas crianças a alegria de ganhar um presente nesta data.



A distribuição dos 262 brinquedos ocorreu em parceria com o Projeto Cuidando do Futuro, União de Moradores do Bairro Novo Areal – UNIMBAN.



“Consideramos esta uma das ‘grandes’ ações da CEJUC e da CUFA dentro das periferias.  A quantidade de brinquedos foi pequena diante da necessidade da comunidade, mas que ficou de acordo com o plano de arrecadação definido pelos coordenadores da campanha.



Participaram da distribuição, Daniel Ferreira, Cici Almeida e Prof.João Baiano (ambos também coordenadores da campanha), Leandro Claro, Yana Cardoso (psicóloga e parceira) e os bboys do núcleo de dança de rua (Jefferson Gotardo, Tiago Tarso, Jairo II e Rodrigo), além de representantes da UNIÃO DE MORADORES do bairro.



 


CANTATA DE NATAL ( CÂMARA MUNICIPAL)








Vereadores Marcos da Conceição, Neuza Munis, Gilmar Arruda, Ciba do PT( PRESIDENTE DA CÂMARA) com o vice prefeito Domingos Alberto

Coral vozes de Coroatá que fezeram uma belíssima apresentação


Prof.João Baiano, vereador Gilmar Arruda,Jociel,Cici Almeida e Maria Baiano