Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

sábado, 2 de maio de 2009

COROATÁ GOSPEL!











FOI REALIZADO NO DIA 11 DE ABRIL UM GRANDE SHOW GOSPEL EM COROATÁ COM A PRESENÇA DAS BANDAS TÔ NA BENÇÃO,MC PAULINHO E SEUS DANÇARINOS E DJ TITÓ.A JUVENTUDE EVANGÉLICA SAIU DO CHÃO COM OS AGITOS DOS CANTORES.
OS INTEGRANTES DA BANDA TÔ NA BENÇÃO FALARAM QUE ENFRENTAM MUITO PRECONCEITO DA PARTE DE CERTAS COMUNIDADES PROTESTANTES, POIS MUITAS IGREJAS TRADICIONALISTAS SÃO CONTRA O RÍTIMO PELO QUAL OS MESMOS CANTAM.PORÉM ELES DISSERAM QUE NA BÍBLIA NÃO TEMOS REGRAS QUANTO A RÍTIMOS,POR ISSO TODOS OS ESTILOS SERVEM PRO LOUVOR Á DEUS.
(reportagem feita por Franceylson de Almeida,aluno do terceiro ano do CEM Luís Montinegro Tavares)

GOVERNADORA ROSEANA VISITA CIDADES VÍTIMAS DA ENCHENTE


A governadora Roseana Sarney (PMDB) visitou às cidades de Pedreiras, Bacabal e Alto Alegre, todas castigadas pelas fortes chuvas. O objetivo da governadora é verificar, pessoalmente, como está a situação nas regiões alagadas, para tentar amenizar o problema.

MILITANTES DO GRUPO MURAD RELALIZARAM PASSEATA DO DIA DO TRABALHADOR EM COROATÁ


O DIA 1º DE MAIO FOI AGITADO EM COROATÁ. PROFESSORES, JOVENS, LÍDERES DE BAIRROS, SINDICALISTAS E OUTRAS LIDERANÇAS ESTIVERAM NO MANIFESTO EM DEFESA DO TRABALHADOR.
MUITOS DOS PARTICIPANTES, PROTESTAVAM CONTRA O PODER PÚBLICO COROATAENSE. UM DOS PROTESTOS FOI EM RELAÇÃO A DEMISSÃO DE MUITOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.
DE ACORDO COM OS MILITANTES DO GRUPO MURAD, OS TRABALHADORES NÃO TEM O QUE COMEMORAR."A ONDA DE MOVIMENTOS REIVINDICATÓRIOS QUE ESTÁ OCORRENDO, PRINCIPALMENTE DESDE O INÍCIO DE 2009, EM ÂMBITO MUNICIPAL, DEMARCA O DIA DO TRABALHADOR COMO GRANDE DATA DE LUTA E NÃO DE FESTA", RESSALTA OS MANIFESTANTES.
NA PASSEATA, FOI DESTACADO TAMBÉM OS ASPECTOS RELACIONADOS À CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL, UMA VEZ QUE TANTO OS EMPRESÁRIOS COMO OS GESTORES PÚBLICOS ESTÃO USANDO O DISCURSO DA CRISE PARA NEGAR DIREITOS DOS TRABALHADORES.
(reportagem feita por Maxuel Cardozo, aluno da Escola Técnica João XXIII)

COBRA É ENCONTRADA NAS ENCHENTES DE TRISIDELA DO VALE

UMA COBRA FOI ENCONTRADA EM TRISIDELA DO VALE.UM DOS MORADORES JUNTAMENTE COM AMIGOS, CONSIGUIRAM MATAR O ANIMAL QUE ASSUSTOU A MUITOS.
(reportagem postada por Yasmim Oliveira, aluna do 1º ano da Escola Maria José)

O RETRATO DO JOVEM BRASILEIRO


Segundo o Ipea, a população brasileira é composta por 51 milhões de jovens, na faixa etária de 15 a 29 anos. Eles vivem em tribos, temem a violência e o desemprego, são cada vez mais precoces e, por vezes, conservadores. O retrato dos jovens no mundo demonstra que eles são mais atuantes e conscientes de seu papel na sociedade.Segundos dados divulgados pelo Instituto de Política e Economia Aplicada (Ipea), a população brasileira é compreendida por 51 milhões de jovens, na faixa etária de 15 a 29 anos. De acordo com o instituto, o principal problema enfrentado pela juventude é a falta de educação. Sem acesso a um sistema educacional eficiente, ela sofre com a escassez de oportunidades no mercado de trabalho e o aumento da violência.Entre os jovens na faixa dos 15 aos 17 anos, apenas 48% estão matriculados no ensino médio. Nesta faixa etária, 18% estão fora das escolas e o percentual de evasão eleva-se a 66% na faixa dos 18 a 24 anos. As principais causas para tais números, no caso dos meninos é o trabalho, para as meninas é a gravidez na adolescência.A procura de um trabalho é um dos principais motivos para os jovens de baixa renda deixarem tão cedo a escola. Segundo o professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro do Laboratório de Estudos da Violência, Domingos Abreu, enquanto nos países ricos os jovens podem permanecer mais tempo fora do mercado de trabalho, no Brasil as condições de vida da maior parte dos indivíduos os obriga a procurar um emprego cedo.´No Brasil, não se permite aos jovens apenas estudar. Eles precisam trabalhar para sobreviver. Além disso, há uma expectativa muito grande dos pais para que eles ajudem no orçamento doméstico´, avaliou o sociólogo.Vida adultaDe acordo com o professor, para boa parte da juventude, a entrada no mercado de trabalho não significa apenas a possibilidade de um futuro promissor, mas é também a passagem para uma vida adulta. ´Na verdade, os jovens das classes mais baixas querem arranjar um emprego assim que podem. Para os jovens das classes populares, a vida adulta começa muito antes do que para os jovens da classe média´, disse o professor.
Por outro lado, a falta de qualificação encaminha esses indivíduos para o desemprego. A falta de trabalho atinge 46% do total de jovens entre 15 anos e 29 anos; e 50% dos ocupados entre 18 anos e 24 anos são assalariados sem carteira.ViolênciaSeguido pelo desemprego, um outro grande problema apontado pela juventude é o excesso de violência. O Ipea revela que as duas maiores causas de mortes na população juvenil: a violência e os homicídios correspondem a 38% das mortes, enquanto os acidentes de trânsito ceifam outros 27%.Segundo o relatório do Ipea, a violência faz com que ´esse período etário seja considerado de alto risco, quando poderia ser um dos mais saudáveis do ciclo vital´. De acordo com o levantamento, o número de mortes de indivíduos do sexo masculino é maior que o do feminino devido à grande exposição dos homens à violência.´Nas grandes cidades, há um sentimento de insegurança. Os jovens representam a faixa etária mais atingida pela violência e os homens são tidos como vítimas preferenciais dos homicídios´, disse o sociólogo Domingos Abreu.Além da violência, comportamentos de risco são também responsáveis por óbitos entre jovens no Brasil. Para Domingos Abreu, o governo precisa adotar políticas para a juventude que estejam ligadas à abertura de postos de trabalho, moradia e melhores condições educacionais. ´A escola deve ser um campo de atração para os jovens. Elas devem propor algo a mais para a juventude brasileira´, disse.De acordo com Domingos Abreu, os investimentos em educação devem atender a demandas regionais de qualificação profissional.
(reportagem postada pelo blog Juventude em Foco)