Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

COLUNA DO PROF.JO@O B@!@NO!



COLUNA 1


São necessários debates sobre este tema QUE É POLÍTICA SOCIAL!




                                                                                (POR PROF.JOÃO BAIANO)



A educação sempre esteve presente na formação de cada ser humano; questionada sobre a sua importância, sobre quem tinha acesso a ela, é certo, mas sempre presente nos temas debatidos.
Nesse aspecto, somos herdeiros dos gregos e depositários estéticos do seu legado cultural e educacional, senão vejamos...




Na sua atividade racional e nos seus ideais se encontram algumas das nossas raízes culturais mais profundas. A nossa cultura europeia ocidental é o produto do cruzamento de algumas linhas de força essenciais: a inteligência grega, o direito romano e a religião cristã.



É também com os gregos que o problema educativo se coloca, ou seja, é com os gregos que a educação se põe como um problema decisivo para o destino do Homem. O entendimento era o homem só é homem pela educação e só vale pela educação!


 Através dos tempos, constatamos uma preocupação social e governamental pela educação, tendo, inclusive, sido uma paixão de certo Governo. Assistimos desta maneira, a sucessivas reformas.

  Todavia, com o Mundo em transformação constante e a um ritmo deveras alucinante, a política, ou melhor, a consciência política dos jovens, tema fundamental para uma cidadania responsável, parece passar um pouco encoberta.



No multirão solidário onde atendemos ás famílias que foram prejudicadas pelas enchentes em Coroatá!



  Conscientizar os jovens de que a intervenção na polis (origem da palavra política – os gregos, novamente…) é condição fundamental para uma democracia efetiva. Aliás, a participação de todos é a intervenção dos cidadãos na solução dos problemas coletivos nas vilas, cidades, municípios, regiões, país e nos coletivos sociais como empresas, partidos, sindicatos e associações.



A participação social e política exige formação, animação, dinamização das populações para ações coletivas e movimentos sociais numa perspectiva de transformação das pessoas e da sociedade.


O mundo atual vive uma apatia dos cidadãos, sobretudo das camadas jovens, em relação à política e à vida pública, e, é urgente debruçarmo-nos sobre esta questão, identificar quais as causas e adotar medidas para combater esta passividade. A sobrevivência da Democracia exige participação dos cidadãos, e esta não ocorrerá se continuarmos a caminhar para um voltar costas entre os jovens, os homens do amanhã e a política.


São necessários debates sobre este tema, é preciso desmistificar a ideia de que os jovens não têm ideais nem grandes causas; trata-se, na minha modesta opinião, de proceder a uma arrumação simplificada entre boas e más gerações.


Os jovens atuais têm causas, têm valores, provavelmente, diferentes das outras gerações ditas com ‘valores’, como as de 60, ou 70; a mensagem política dos Partidos não tem chegado aos jovens, porque as diretrizes partidárias talvez sejam as mesmas de outros tempos, e, a notória falta de vontade e consciência política é preocupante, é assustador se pensarmos no futuro da sociedade enquanto tal.

  Tem de haver uma envolvência dos jovens na política, pois a política atual é associável aos conceitos de cidadania e democracia. Assim, a relação entre os jovens e a política merece uma melhor atenção da sociedade; mas, é bom não esquecer, este não é um problema exclusivo dos jovens, é um problema generalizado, e que pode ter nos jovens uma alavanca para a solução, se a sociedade intervir através da educação e de não limitar o espaço dos jovens na intervenção política e em especial na esfera partidária.


Cabe às forças partidárias conseguirem passar a mensagem, cativar os jovens, indo de encontro à nova realidade da vida, percebendo que os valores e os ideais mudaram. E, sem medos, dar lugar aos jovens na esfera político – partidária; assim, talvez consigam perceber o que mudou, entretanto.

  Nós, os jovens atuais crescemos nos últimos anos num mundo de realidade imediata, programática, com muito pouco espaço para os idealistas. Quer queiram, quer não, foi este o mundo que herdamos das tais gerações de valores…

Não fomos nós que fizemos o mundo assim.
Mas, sem dúvida, podemos e devemos transformá-lo.

do amigo PROF.JOÃO BAIANO....ABRAÇOS A TODOS
!



No povoado Piedade onde foram distribuído 200 brinquedos para ás crianças carentes!



COLUNA 2

OLÁ QUERIDOS JOVENS! MAIS UMA VEZ ESTOU AQUI FALANDO DE REFLEXÃO POLÍTICA!




Na Vila Vavá com os moradores na fundação da União de Moradores da Vila Vavá (Unin-Viva) Projeto que idealizei pro bairro e deu certo!

Com crianças da Vila Vavá!


 A juventude brasileira já foi protagonista de muitas lutas históricas, a partir da década de 60, escrevendo um importante papel na redemocratização do Brasil.

Vale lembrar do papel da União Nacional dos Estudantes (UNE) na luta contra a ditadura militar, onde vários líderes estudantis foram perseguidos e exilados. Em 1984, na campanha pelas “Diretas-Já”, novamente lá estavam os jovens na rua pedindo eleições diretas para Presidente da República. A participação inesquecível dos “caras-pintadas”, em 1992, foi fundamental no impeachment do então presidente Collor.

Os movimentos culturais da juventude andaram de mãos dadas com a política, mostrando através das artes o engajamento político dos jovens brasileiros. Foi assim com Chico Buarque e Geraldo Vandré na década de 60, o movimento tropicalista na década de 70, o rock brazuca dos anos 80, com Renato Russo questionando “que país é este?”. Sem falar do teatro, no cinema-novo de Glauber Rocha e vários outros.

 Lembro com muita saudade dos meus tempos de Grêmio Estudantil do Colégio Batista “Daniel de La Touche” em São Luís (MA), do Diretório Central dos Estudantes da Ufma em conjunto com o UNI-CEUMA,FAMA E UEMA. Fazíamos teatro, escrevíamos jornal, participávamos de reuniões de partidos políticos e discutíamos projetos para apresentar aos candidatos durante o período eleitoral.Na época Jackson Lago estava disputando o segundo turno com Roseana Sarney! Tudo isso foi importante na minha formação política, social e humanista.

Confesso que atualmente estou deveras preocupado com a apatia política que se abate sobre a juventude aqui em Coroatá. Diante de tantos escândalos envolvendo políticos é até natural surgir um abismo entre a juventude e a política Coroataense !Estamos mais pobres culturalmente, também. Enquanto outrora a orientação de um Geraldo Vandré era “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, ou de Cazuza “ideologia, eu quero uma pra viver!”, hoje o grito de guerra que chega do brega e do forró eletrônico é: “bagaceira, cabaré e cachaça, tô nem aí,Pipipi Piriguete...!”. E tome alienação!

Não devemos esquecer nunca o alerta do pensador alemão Bertold Brecht, de que “o pior analfabeto é o analfabeto político”. A indiferença da juventude em relação aos acontecimentos políticos poderá agravar os problemas que já temos como falta de universidades, de emprego, de oportunidades; além de favorecer o surgimento do pior de todos os bandidos, como conclui Brecht “... que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.” Não percamos a esperança, jamais!

Avante juventude Coroataense! Façamos juntos a revolução!
>>> DO AMIGO >>>PROF.JO@O B@!@NO <<<

Visita ao povoado Alto Alegre dos Maranhenses!



quinta-feira, 27 de outubro de 2011

NOTÍCIAS DESTAQUE

                             

                 


                                    



O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou dia  (28 de outubro), o calendário eleitoral referente às eleições municipais de 2012, O pleito será realizado no dia 7 de outubro, em 1º turno, e no dia 28 de outubro, nos municípios onde houver a necessidade de 2º turno. O calendário traz as principais datas a serem observadas por eleitores, partidos políticos, candidatos e pela própria Justiça Eleitoral.

Em 2012, os eleitores vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Principais datas


Um ano antes do pleito, que foi dia 7 de outubro de 2011, todos os partidos tiveram o prazo para participar das eleições e terem obtido registro no TSE. O prazo foi o mesmo para os candidatos que pretendem concorrer as eleições de  estarem com sua filiação partidária regularizada, e terem como domicílio eleitoral a circunscrição na qual pretendem disputar mandato eletivo.

A partir do primeiro dia do ano da eleição(1/1/2012), os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar seus levantamentos. Também a partir desse dia, a Administração Pública fica proibida de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente, a não ser em situações excepcionais.

Em 9 de maio/2012 termina o prazo para que o eleitor possa requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Neste mesmo dia termina o prazo para que o eleitor com deficiência ou com mobilidade reduzida peça transferência para uma seção eleitoral especial.

As convenções para escolha dos candidatos acontecem entre os dias 10 e 30 de junho. Nesse período, emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção.

Os registros dos candidatos podem ser feitos, pelos partidos ou coligações, até o dia 5 de julho. No dia seguinte, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.

Os registros dos candidatos podem ser impugnados até o dia 18 de julho, seja por adversários, partidos políticos, coligações ou pelo Ministério Público.
No dia 6 de agosto os candidatos devem apresentar à Justiça Eleitoral, para divulgação pela internet, relatório dos recursos recebidos para financiamento da campanha eleitoral: a primeira prestação de contas parcial.

A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV começa no dia 21 de agosto, uma terça-feira.
A segunda prestação de contas parcial deve ser apresentada por candidatos e partidos políticos até o dia 6 de setembro.

A lacração dos programas-fonte, executáveis, arquivos fixos, de assinatura digital e chaves públicas, utilizados nas urnas eletrônicas, acontece até o dia 19 de setembro.

A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV se encerra no dia 4 de outubro, três dias antes da realização do pleito. Na mesma data se encerra o prazo para propaganda mediante reuniões públicas ou comícios, e também para realização de debates nas rádios e nas TVs. No dia 5, se encerra o prazo para divulgação de propaganda paga em jornal impresso. E no dia 6, acaba o prazo para propaganda mediante alto-falantes ou amplificadores de som, bem como para distribuição de material gráfico e promoção de carreatas.

O primeiro turno acontece no primeiro domingo de outubro, dia 7.

Nos municípios onde houver necessidade de segundo turno, a propaganda eleitoral fica permitida já a partir do dia 8. A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV, para o segundo turno, pode começar até o dia 13 de outubro e se estende até o dia 26. O segundo turno acontece no último domingo de outubro, dia 28.

No dia 6 de novembro acaba o prazo para partidos e candidatos – exceto os que forem para segundo turno –encaminharem à Justiça Eleitoral as prestações de contas do primeiro. Os candidatos que concorrerem no segundo turno têm até 27 de novembro para prestar contas.

O eleitor que não votar no primeiro turno tem até o dia 6 de dezembro para justificar sua ausência ao juiz eleitoral. Quem não votar no segundo turno tem até 27 de dezembro para se justificar.

A diplomação dos eleitos deve acontecer até o dia 19 de dezembro.



                                                                                                         ( POR JOÃO BAIANO)
  


                                                                                     Fonte . TSE/PBagora


EDUCAÇÃO




Enem: PF investigará suposto vazamento 






Um estudante de 18 anos postou no Facebook nesta terça-feira (25) fotos de cadernos de questões distribuídos pelo colégio Christus, de Fortaleza, antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que afirma conter pelo menos 11 questões idênticas às das provas do último fim de semana. Dois alunos do colégio também confirmaram ao G1 terem recebido o caderno com as questões idênticas às contidas na prova do Enem. O Ministério da Educação afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "não houve vazamento da prova" e que acionou na manhã desta quarta-feira (26) a Polícia Federal para investigar o caso.

O jovem, que prefere não se identificar, disse ao G1 que recebeu o material de um colega que estuda no Christus, na sexta-feira (21), véspera do Enem. O material não possui logotipo ou alguma outra marca da instituição de ensino. Pelo menos dez questões presentes no material, inclusive com imagens e gráficos, são idênticas às aplicadas nas provas do Enem. “Não tive tempo de ver esse material antes da prova, mas quando saí do Enem vi alunos do Christus dizendo que havia questões idênticas no material”, conta.

O diretor da escola, Davi Rocha, afirmou que ainda não examinou o material impresso com as questões semelhantes à prova do Enem. "Ainda não sei se esse material é realmente nosso, mas, se for, vamos esclarecer tudo."

O diretor disse que vai examinar o material na manhã de quarta-feira (26) e diz acreditar que, se há questões iguais, elas são antigas e constam de banco de dados do colégio. Fundada em 1951, o Christus é uma das escolas particulares mais tradicionais de Fortaleza e tem 10 unidades na capital cearense.

Em seu perfil no Facebook, a escola postou que ''uma instituição de ensino que tenha profundo conhecimento da TRI - Teoria da Resposta ao Item - e possua vasto banco de questões fornecidas por professores, por ex-alunos e pela conversão de questões do estilo clássico para o estilo Enem poderá ter boa margem de acertos nas avaliações do Enem''.

Segundo o diretor, os colaboradores pesquisam provas de vestibulares de todo o país, então seria possível que questões tenham conteúdo semelhante. "Mas primeiro tenho de examinar o material, saber se realmente é nosso, se realmente as questões não estão no nosso banco", afirmou Rocha.
MEC aciona Polícia Federal

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério da Educação afirmou ao G1: "O Ministério da Educação e o Inep (autarquia do MEC que organizou o Enem) continuaram acompanhando o tráfico de informação na rede social mesmo após a aplicação das provas. As informações veiculadas com maior intensidade nesta terça-feira por estudantes de Fortaleza dando conta de que estudantes do Colégio Christus teriam recebido apostilas com questões semelhantes à do exame nos obrigou a revisar todas as medidas de segurança da aplicação da prova de Fortaleza. Não há nenhum registro de vazamento de problemas de logística, de que nenhum vazamento tenha saído da prova, a prova foi serena".

Ainda afirma o MEC: "Na manhã desta quarta-feira (26), o Ministério da Educação e o Inep, por volta de 7h, dado o grande movimento que circulou na rede social a partir dos estudantes de Fortaleza, acionou a Polícia Federal para investigar as origens da informações". Segundo o Inep, 639 estudantes do Colégio Christus fizeram a prova do Enem.

Dez questões idênticas

O estudante ouvido pelo G1 relatou que, depois de ouvir comentários na escola dele sobre a antecipação das questões, resolveu comparar com a prova do Enem. “Comprovei que no material do outro colégio [Christus] havia questões idênticas as das provas de matemática, ciências e linguagens”, afirma. Dizendo-se indignado, o candidato tirou fotos das questões iguais e postou na internet, o que gerou repercussão nas redes sociais.

Após receber cerca de mil comentários no Facebook, o estudante postou: "Gente, eu sei que é revoltante, é uma das provas mais importantes da nossa vida. Mas cuidado com as palavras, muito aluno do colégio recebeu isso e acertou as questões merecidamente. Vamos esperar também por um esclarecimento da escola antes de fazer julgamentos".

O G1 comparou as questões dos quatro livretos da escola com os cadernos Azul, da prova de ciências humanas e ciências da natureza, e Amarelo, da prova de linguagens e matemática, do Enem. Há pelo menos 10 questões iguais e uma similar nos materiais.

Na prova de ciências da natureza, foram detectadas 5 questões idênticas às dos livretos. Em matemática e ciências humanas, são 2 questões iguais em cada um dos testes. Na prova de linguagem, há 1 questão idêntica.
'Surpresa'

Dois alunos do colégio Christus confirmaram ao G1 terem recebido o caderno com as questões idênticas às contidas na prova do Enem. Aluno do curso pré-vestibular, um estudante de 22 anos afirmou que recebeu material de revisão contendo "várias" questões iguais às do Enem duas semanas antes da prova.

"Levei um susto. Na hora, fiz as questões 'no automático', mas queria comprovar para não correr o risco de a resposta ser uma letra diferente do exercício". O estudante preferiu não se identificar por medo de represálias dos colegas que temem a anulação da prova.

Outra estudante, que também não quer se identificar, afirmou que todos os alunos da unidade Nunes Valente, da mesma escola, receberam quatro pequenos livros com 24 questões cada, divididos em ciências da natureza e humanas, linguagens e matemática.

"O professor nos recomendou fazer, dizendo que eram questões possíveis de cair no Enem e que não mostrasse à concorrência, porque enfim... Acho que nenhum colégio diria para mostrar seu material ao concorrente, né?", afirmou.

A jovem relatou que recebeu o material três semanas antes da prova, no início do período de revisão e que achou "estranho" quando percebeu que havia questões iguais às do exercício que recebera. "Fiquei surpresa quando vi, e feliz, claro". Para ela, as questões não eram difíceis, "mas já era garantido".
                                                                   

                                                                        * Colaborou Paulo Guilherme, do G1 em São Paulo




terça-feira, 25 de outubro de 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS




Nota de Falecimento!


Faleceu na manhã desta terça feira (25/10) a jovem Karina! a mesma encontrava-se em Teresina e já vinha passando por várias cirurgias.





Quando valorizamos ás pessoas especias que temos em nossas vidas,notamos que elas nunca se afastam por maior que seja o motivo e a distância.Sendo assim a vida nos ensina que presentes não são os que ganhamos em bens materiais,mas sim pessoas que conquistamos e que se tornam insubstituíveis em nossas vidas assim como você KARIANA!

ETERNAS SAUDADES DE TODOS OS SEUS AMIGOS!






PARTICIPE DESSA AÇÃO SOCIAL !

RECEBIMENTO DAS DOAÇÕES : ESCOLA 28 DE JULHO.



A iniciativa partiu de Leandro Baima, Emanuela Rios e Márcio Santos, através do grupo “Coroatá – Política Social”, desenvolvido no Facebook. A ideia é arrecadar brinquedos para doar às crianças carentes, no natal.

O grupo explica que quem quiser colaborar com o projeto, doando brinquedos, precisa levar o mesmo ao colégio 28 de Julho, localizado na Avenida da Bandeira, nº 630, no centro de Coroatá. A ação vai até o dia 22 de dezembro e espera fazer muitas crianças felizes.



CLIPE DA SEMANA

LADY SOVEREIGN ( LOVE ME OR HATE ME)







EDUCAÇÃO



Cerca de 1,4 milhão de inscritos deixam de fazer o Enem 2011







Pouco mais de 26% dos 5,3 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 - o que corresponde a cerca de 1,4 milhão de candidatos - não compareceram nos dois dias de prova neste fim de semana. O índice médio de abstenção nesta edição foi ligeiramente inferior ao registrado no ano passado, quando 27,6% dos candidatos faltaram.

No segundo dia de provas, os candidatos tiveram que responder a 90 questões de matemática e linguagens, além da redação cujo tema foi Viver em Rede no Século 21: os Limites entre o Público e o Privado. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a aplicação foi encerrada às 18h30 sem ocorrência de incidentes.

  O Inep disponibiliza os cadernos de prova do Enem 2011 em seu site na internet. Os gabaritos oficiais serão divulgados até nesta  quarta-feira (26).


ESPORTE

Vasco bate Bahia, quebra tabus históricos e retoma liderança




O Vasco derrotou o Bahia por 2 a 0 neste domingo, no Estádio Pituaçu, em Salvador, e retomou a liderança do Campeonato Brasileiro da Série A, graças também ao empate do Corinthians contra o Inter, no Beira-Rio. De quebra, a equipe cruzmaltina ainda quebrou três tabus históricos envolvendo o rival baiano e ganhou ânimo extra na briga pelo título nacional.

O time carioca não vencia um jogo em Salvador há 20 anos, ou 14 confrontos - o último triunfo havia sido contra o Vitória, em 1991. Além disso, o Vasco não derrotava o Bahia pela Série A desde o ano 2000 - de lá para cá, foram cinco encontros, com três reveses e dois empates.

Para completar, a equipe do Rio também encerrou o jejum dos cariocas contra o rival tricolor de Salvador na Série A de 2011. Até então, haviam sido sete duelos, com três vitórias para os baianos (duas contra o Fluminense e uma contra o Flamengo) e quatro empates (dois com o Botafogo, um contra o Flamengo e um contra o Vasco).

Na próxima rodada, o Vasco irá encarar o confronto direto contra o São Paulo, que também briga pelas primeiras posições da tabela. O duelo será realizado em São Januário, no domingo, 30 de outubro, às 16h (de Brasília). O Bahia, por sua vez, encara o embalado Figueirense, no mesmo dia e horário, mas no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Ambos os confrontos são válidos pels 32ª rodada do certame.


HISTÓRIA

O amor que tudo suporta

Casal norte-americano morre de mãos dadas após 72 anos juntos!







Conheceram-se ainda na escola secundária, e no dia da formatura, Gordon Yeager pediu Norma Stock em casamento. Ela aceitou.

A história de amor e união do casal iniciou no mesmo ano do começo da Segunda Guerra Mundial. A data da cerimônia aconteceu no dia 26 de maio de 1939. A partir dali, guerras à parte, Gordon e Norma viveram intensamente o casamento. E desta união, nasceram quatro filhos.

Mas, após 72 anos, depois de terem enfrentado juntos o que certamente todo casal enfrenta no início e durante a jornada do matrimônio, Gordon e Norma sofreram um acidente de carro. Os dois ficaram hospitalizados no mesmo quarto, um ao lado do outro – na unidade de tratamento intensivo (UTI) do hospital de Marshalltown, em Iowa, nos Estados Unidos –, e de mãos dadas.
E apesar do amor da esposa, da segurança que ela lhe deu em segurar a sua mão, Gordon não resistiu e morreu às 15h38 do dia 12 de outubro último. Mesmo assim, Norma continuou segurando a sua mão, até morrer também, após uma hora.
O filho mais novo do casal, Dennis, disse à tevê local KCCI:
– Um não iria conseguir viver sem o outro. Era um romance à moda antiga.
E a filha mais velha, Donna Sheets, completou:
– Eles gostavam de fazer tudo juntinhos.
Depois que marido e mulher foram velados juntos, ainda de mãos dadas, os corpos foram cremados e as cinzas misturadas, como se um fizesse parte do outro. E como se ambos não se reconhecessem sozinhos.
O amor na Bíblia









O interessante nesta história de amor real, mas que poderia ser contada como uma ficção romântica, é que a Bíblia fala deste tipo de amor. Para as Sagradas Escrituras, este é o verdadeiro sentimento capaz de unir, perdoar, compreender e acrescentar na vida do outro.

Para o apóstolo Paulo, esse amor é paciente, delicado, não arde em ciúmes, não se gaba, não é orgulhoso, não age de maneira imprópria, não é egoísta, não se irrita sobremodo, nem se torna áspero, não guarda ressentimentos, nem fica alegre com o erro do outro, mas fica feliz com a verdade. O verdadeiro amor passa por muitas coisas. Por isso, ele sofre tudo, mas também tudo crê. Ele tudo espera e ainda suporta qualquer situação. Este tipo de amor não acaba nunca. (Leia 1Coríntios 13)

Não sabemos se o casal da história era cristão ou não, mas é bem provável que marido e mulher tenham vivido esse tipo de amor intenso. Um amor forte e maduro, como o que refere-se a Bíblia.

A história desse casal pode nos fazer refletir sobre como tratamos as pessoas ao nosso redor. Como lidamos com as diferenças dos outros, dos amigos, vizinhos, colegas de trabalho e, principalmente, com quem está lado a lado conosco. Será que temos estendido as mãos a eles? Será que mesmo nos momentos difíceis temos permanecido de mãos dadas, juntos, enfrentado as situações avessas?

Quando os momentos ruins, que podem ser muitos, aparecerem em sua vida, lembre-se do verdadeiro amor que vem de Deus. Ele é muito mais forte e resistente do que qualquer adversidade, porque suporta e perdoa, compreende e constrói. Se você tiver este amor, jamais poderá ser abalado.

                                                                                                       ( reportagem da folha universal)