Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Chuvas já vem causando danos em Coroatá!


Bairro da União:








                                                                                                                                                          
 Trisidela:












Vila Vavá:





Rua Nova:







Depois de muitas semanas de chuva intensa, com alagamentos no bairro da União, Vila Vavá, bairro Novo e Trisidela, moradores de áreas que inundam com facilidade devem ficar atentos. A previsão é de mais chuva nos próximos dias. Segundo a Defesa Civil que está em Coroatá, a expectativa é que o rio Itapecuru encha cada vez mais. A cobertura de nuvens aumenta muito e o tempo se instabiliza com chuva no decorrer dos dias na cidade, apesar da possibilidade de alguns momentos de melhoria.
Somente na Vila Vavá, 51 famílias já estão desabrigadas.A previsão é de que dia após dia o volume de chuva chegue aos 30 milímetros na cidade. A previsão para o mês de março e abril, também serão de dias chuvosos.Em dias de chuvarada, é preciso ficar atento e tomar alguns cuidados com relação a segurança,uma dica que é fundamental: não se arriscar.

EVITE ACIDENTES!



1 Evite permanecer em locais que alagam com muita facilidade;






2 Caso você more em áreas alagadiças, tente sair de casa o mais rápido possível;






3 Não espere que a água invada a sua casa para procurar ajuda ;






4 Mantenha distância de fios elétricos, pois há risco de choque ;






5 Não se preocupe em recuperar bens materiais e só volte para casa quando a situação estiver controlada ;



COM ENERGIA NÃO SE BRINCA!






Somente pessoas com conhecimento técnico devem executar trabalhos em instalações elétricas;






Para trocar uma lâmpada, desligue o interruptor ;






Jamais toque em circuitos ou equipamentos elétricos se estiver com mãos, roupas ou calçados molhados ;






Verifique sempre se os aparelhos elétricos não estão com fios desencapados .


Se o disjuntor desligar, confira se a instalação está em ordem antes de ligá-lo novamente;






Evite caminhar nas ruas quando for constatada a falta de energia elétrica;


Ao encontrar um fio elétrico solto na rua, não se aproxime.


Famílias estão abrigadas na escola Francisco Magalhães:








Equipe médica da secretaria municipal de saúde estiveram presente no abrigo







Prof.João Baiano visitou os desabrigados:











Campanha da Fraternidade 2011:










A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) através da campanha da Fraternidade 2011, aborda o tema do aquecimento global e das mudanças climáticas.Ao considerar os fatores climáticas que estão sistematicamente assolando as populações,de forma cada vez mais intensa e em quantidade sempre crescente,a temática é plenamente justificável.

No entanto, é necessário dizer que a questão é envolta de polêmica. A causa desse desequilíbrio é discutida pelos pesquisadores, e basicamente existem dois grupos. Há os que entendem que o aquecimento global é oriundo de processos da própria natureza e os que afirmam que o planeta está apresentando aquecimento devido às grandes quantidades de emissões de gases de efeito estufa, que se intensificaram a partir do momento da industrialização de muitos países ou,como preferem,é resultado de causas antrópicas.

Nesse contexto, líderes de pastorais, movimentos sociais diversificados, estiveram reunidos no último fim de semana(26 e 27/02) para discutir medidas a serem trabalhadas em Coroatá.



Raio atinge casa no bairro novo!




Parede queimada pelo raio

cortina que também foi queimada pelo raio

lajota que foi danificada pela queda do raio



Um raio atingiu uma casa no bairro novo areal em Coroatá.A carga elétrica queimou um pouco a parede,atingindo uma parte da cortina da sala.A moradora Maria de Jesus relatou a este blog que o ocorrido foi por volta de 1hora da manhã na madrugada de terça feira! Ninguém ficou ferido.























terça-feira, 1 de março de 2011

Para 51% da população, educação no Brasil não melhorou





Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que para quase metade (48,7%) dos brasileiros a educação no país melhorou. Entretanto, dos 2.773 entrevistados, 27,3% avaliam que não houve mudanças na qualidade do ensino e quase um quarto (24,2%) acredita que o sistema piorou.

O Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) foi desenvolvido pelo Ipea para captar a opinião da população sobre políticas e serviços públicos em diversas áreas. O estudo mostra que essa percepção varia muito em cada região do país. O Sudeste registrou o maior percentual de avaliações negativas: 36,1% acreditam que a educação piorou, enquanto no Nordeste esse grupo representa apenas 14% da população. No Centro-Oeste, 62,9% acham que a oferta melhorou – maior índice de respostas positivas.

De acordo com o Ipea, o maior índice de percepção de melhoria nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e no Norte, e o menor índice no Sul e no Sudeste “podem ser uma evidência de que foram ampliados os investimentos nas três primeiras regiões, já que é justamente lá onde se encontram os piores indicadores educacionais do país”.

A percepção sobre a qualidade da educação também varia de acordo com a renda e a escolaridade dos entrevistados. Para 35,4% dos que têm nível superior completo ou pós-graduação, a educação piorou. No grupo daqueles que estudaram só até os últimos anos do ensino fundamental (5ª a 8ª série ou 6º a 9º ano), apenas 21,4% têm a mesma opinião.

Entre os que ganham de dez a 20 salários mínimos, verificou-se o maior percentual de respostas negativas: 34,2% acreditam que o ensino está pior. Na população com renda mensal de até dois salários mínimos, 19,3% têm essa percepção.

Segundo o estudo, “o nível de conhecimento das mulheres sobre os temas avaliados foi aproximadamente 10 pontos percentuais maior que o verificado entre os homens”. Essa diferença, aponta o Ipea, pode ser explicada “pelo fato de as mães estarem mais atentas à vida escolar dos filhos” do que outros membros da família.



Maria Baiano é aplaudida pelos professores de Coroatá!





A professora Maria Baiano arrancou aplausos na reunião com os professores do município, realizado pela secretaria de educação. Ao defender a realização do concurso público em Coroatá, Maria Baiano fundamentou sua fala baseada na constituição brasileira que obriga os municípios a realizarem o concurso. A educadora também mostrou sua indignação por uma das sessões realizada na câmara municipal de Coroatá, no qual um dos parlamentares falou que não era obrigado ter concurso! O referido vereador defendeu um minúsculo grupo de professores que fizeram um abaixo assinado para a não realização do concurso público. A respeito do assunto a professora Maria Baiano incentivou os professores a não desanimarem e a não terem medo, pois o concurso público não vem para demitir ninguém e sim para trazer a identidade própria do professor coroataense, sendo que os profissionais da educação terão liberdade e não serão refém de governantes, pois a realidade da politicagem que predomina no município de Coroatá e na maioria das cidades do maranhão é demissões de contratados devido a opinião contrária ao governo,nessa hora os professores de Coroatá em peso em uma forte salva de palmas e com gritos aclamaram Maria Baiano! Avante educadores! O concurso vem aí para sermos livres das amarras de calar nossa voz!



segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Graça Paz condena gravação telefônica clandestina!





A deputada Graça Paz, líder do PDT, condenou, na sessão do dia (15/02), a gravação clandestina, feita por um jornalista, de uma ligação telefônica com o marido dela, o ex-deputado e atual secretário de Trânsito e Transportes de São Luís, Clodomir Paz. A deputada disse que o jornalista, cujo nome não revelou, poderia ter pedido permissão para fazer a gravação, porque “na conversa não há nada demais”.

Graça Paz pediu que o jornalista se retrate, porque Clodomir “é um cidadão de bem”, e que até os presos possuem direito a sigilo de conversa. Antes de condenar a gravação telefônica, a deputada leu o texto “Não há seminaristas morando nas prisões”, que relata que os presídios brasileiros gravam as conversas entre os detentos e os advogados, mesmo sem autorização judicial. “O problema está no uso da gravação sem autorização judicial”, enfatizou.

Em seguida, Graça Paz citou o episódio que aconteceu há pouco tempo envolvendo o secretário de Trânsito e Transportes. A parlamentar contou que um jornalista ligou para o secretário, gravou a conversa sem autorização e em seguida a encaminhou para a imprensa e blog. A deputada não condenou a publicação, mas afirmou que “até entre os presos de alta periculosidade não é permitida a gravação de conversas com seus advogados e familiares, só em caso com autorização judicial quando é para descobrir principalmente crimes hediondos”, afirmou.



TRÂNSITO



Na última parte de seu discurso a deputada tratou dos problemas referentes ao trânsito de São Luís. Ela disse que a população tem razão de reclamar do trânsito na capital, que possui em torno de 250 mil veículos, mas que São Luís, por ser uma ilha e possuir grande área de mangue, naturalmente enfrenta mais dificuldades para que sejam construídas grandes vias ligando os bairros.

A deputada contou que o secretário de Transportes vem conversando com o prefeito João Castelo e que já está tomando as devidas providências, determinando a realização de licitações para a construção de novas avenidas, viadutos e túneis. Graça Paz pediu à população paciência, por conta também das chuvas e o fato do marido dela haver assumido o cargo recentemente.






                                                                                                     (jornal pequeno)

Assassino do empresário Zaqueu é morto em São Luís!




Mais um detento é assassinado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Desta vez a vítima foi Josué Salazar de Sousa. Ele foi assassinado com vários golpes de chuços na Casa de Detenção (Cadet). A autoria e a motivação do crime não foram reveladas.


Josué estava preso na Cadet desde 2008 condenado por homicídio ocorrido em Coroatá no ano de 2008,quando o mesmo esteve envolvido na morte do empresário Zaqueu. Josué é natural de Coroatá.


Este é o vigésimo oitavo preso assassinado dentro do sistema carcerário do Maranhão em apenas três meses.


                                                      (Fonte da reportagem: imirante.com e blog do Idalgo)