Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

FOLIÃO USE CAMISINHA! CUIDADO COM AS DST'S








As doenças sexualmente transmissíveis podem ser adquiridas em qualquer época do ano e não escolhe raça, sexo, cor e idade. Porém, muitas pessoas se envolvem com o clima carnavalesco e deixam de lado certas precauções.Os cuidados devem ser redobrados nesta época do ano. “Mais de 20 doenças sexualmente transmissíveis afetam homens e mulheres. Ainda que algumas tenham cura, outras acompanham a pessoa por toda a vida afetando a saúde física, emocional e a qualidade de vida”.

Nem sempre os sintomas aparecem, por isto fazer os testes periodicamente é muito importante. O uso de preservativos é fundamental também, porém não é garantia de proteção completa. Métodos anticoncepcionais (diafragma, pílula anticoncepcional etc) não protegem contra as DSTs. Não é recomendado compartilhar agulhas e seringas.

Gestantes podem passar as doenças para os bebês antes, durante e logo após o parto. Algumas doenças podem ser facilmente curáveis, outras podem causar danos ao recém-nascido e ocasionar problemas para a vida toda ou até a morte. Em caso de vida sexual ativa, especialmente se tiver mais de um parceiro, é recomendável realizar exames regulares, afinal quando mais cedo for detectada, mais fácil será o tratamento.

Outros cuidados devem ser tomados pelos cidadãos durante o Carnaval. O consumo de bebidas em lata também aumenta neste período e dependendo das condições de higiene e armazenamento aumentam o risco de contaminação devido a proliferação de bactérias. “As latas devem ser lavadas antes do consumo. Também deve-se estar atento a procedência dos preservativos que podem ser falsificados ou contrabandeados. Dê preferência para produtos certificados com registro do Ministério da Saúde”.

DST em números

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde mostra que 10,3 milhões de brasileiros já tiveram algum sinal ou sintoma de doenças sexualmente transmissíveis (DST) como sífilis, HPV, gonorreia e herpes genital. São, no total, 6,6 milhões de homens e 3,7 milhões de mulheres. Segundo o órgão, 18% dos homens e 11,4% das mulheres não procuram nenhum tipo de tratamento. As complicações dessas doenças aumentam em 18 vezes o risco de infecção pelo vírus HIV, diz a pesquisa.

De acordo com o ministério, a região Norte tem o maior percentual de homens (24,6%) que tiveram algum tipo de DST. Em outras regiões, o número não passa de 20%. Quando o recorte é feito por raça, a pesquisa mostra que o total de homens negros (19%) que relataram sintomas é maior do que entre os brancos (13,8%).

Dados do Ministério da Saúde de 1980 até junho de 2008 notificam 506.499 casos acumulados de Aids no Brasil, sendo que nas regiões Norte e Nordeste a tendência é que os casos continuem crescendo. Outros dados apontam que o país tem uma epidemia concentrada, com taxa de prevalência da infecção pelo HIV de 0,61% na população de 15 a 49 anos. Do total de 205.409 mortes por Aids no país, 58.348 ocorrem na região Nordeste, que fica atrás apenas das regiões Sudeste e Sul. Números recentes da Sociedade Brasileira de Infectologia indicam que a clamídia é a DST de maior frequência no Brasil, com 1.967.200 casos notificados, acima da gonorréia (1.541.800), sífilis (937.000) e HPV (685.400).

Principais doenças sexualmente transmissíveis

Gonorreia, sífilis, cancro mole ou bubão, tricomoníase, herpes genital, condiloma, candiase, AIDS e clamídea.

                                                                                                 Prof.JOÃO BAIANO

Fonte

Gustavo Gusso – Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, SBMFC




OPINIÃO:


                        O carnaval (artigo de Prof.João Baiano)



O Carnaval hoje em dia é conhecido por ser uma festa apenas de promiscuidade mas as coisas nem sempre foram assim. Se você entrevistar uma pessoa de 50 ou 60 anos ela vai lhe contar como se ia no carnaval antigamente, a família ia celebrar a alegria, externar a alegria. O carnaval era uma festa profundamente religiosa, familiar e comunitária. Com o passar do tempo, foram se infiltrando pessoas que não tinham família, que não comungavam desse desejo de celebrar a alegria em família. E na Itália iniciou-se um processo de mascaramento do carnaval. Para que as pessoas se divertissem à vontade sem que fossem descobertos, começaram a usar máscaras.

O que aconteceu com os grandes focos do carnaval no Brasil? Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife? Pouco a pouco acabou assumindo falsos valores. Não era mais uma festa de família, não era mais uma festa de brincantes, mas sim uma festa com o objetivo claro de levar as pessoas à alienação de si mesmo pelas drogas, alienação do valor do seu corpo pela prostituição, alienação da sua vontade pelo alcoolismo, pela bebida. Então aquilo que era uma festa para a família brincar, ela não pode mais participar.

Por um lado as escolas de samba mostrando a nudez como se fosse o maior valor e isso patrocinado por um grande canal de televisão, e vende isso para o mundo inteiro. O Brasil é conhecido como o país do carnaval e do futebol;e daí que nós precisamos recuperar o grande sentido comunitário que se manifesta no carnaval e no futebol, que o Brasil é um país de gente que aprendeu a ser família, a ser irmão.

Precisamos de propostas que levem as pessoas a experimentarem a alegria. Não adianta  nada dizer para a pessoa não ir lá, porque se a pessoa vai e experimenta a alegria e a alegria é sensível.São Tomás de Aquino aqui precisa ser lembrado, ele dizia que tudo aqui que chega na razão humana passa pelos sentimentos. A alegria que a pessoa sente lá é uma alegria real. Aquela música, aquela batucada, a beleza, o conjunto da obra, leva as pessoas a viverem uma alegria. Agora, eu só vou convencer as pessoas de que existe uma alegria maior, levando-as a experimentar a verdadeira alegria. Eu só vou conseguir mostrar para as pessoas que existe uma música que me eleva além de me alegrar, à medida que as pessoas cantando nossas músicas, dançando nossas canções experimentem uma alegria que não é regada com bebida e com droga. É com valores com algo objetivo, retomando São Tomás, passando pelos sentimentos, pelas emoções que nós vamos atingir os corações das pessoas

O que mais se fala nos desfiles das escolas de samba é a palavra comunidade. “A comunidade da vila tal”, “a comunidade de não sei da onde”. Por quê? Porque ali tem todo um esforço comunitário; é preciso renunciar muita coisa para estar lá, gente que passa lá dia e noite, trabalhando e gastando; gente que paga caro para desfilar porque aquilo é fruto de expressão comunitária, a comunidade está ali, mas mal usada. É mesma coisa que uma faca: Você tem uma faca em casa para cortar legumes, frutas, descascar alguma coisa para cozinhar, mas esta mesma faca pode matar alguém. È mais ou menos o que acontece com a cultura.

Por isso é nosso dever não deixar o Carnaval continuar virando aquilo que acabou se transformando nos dias de hoje , uma festa comercial onde o maior objetivo é apenas a diversão. É nosso dever como brasileiros conservar este espírito de união e preservar o samba, que já faz parte de nossa cultura.O Carnaval é um dos símbolos de nosso país. Mas alegria não é sinônimo apenas de prazer.
































segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CARNAVAL 2011 EM COROATÁ!





Comunicado: Avisamos que não ocorrerá mais o carnaval do Espaço Cidade!



Bandas que estarão presentes no carnaval da prefeitura municipal de Coroatá:

Forró do Muído;


Forró Sacode;


Caviar com Rapadura;


Fabrícia e Banda;


Forrozão Free Lance;


Capilé;


Kayambá;


Baianidade;


Jheremmias não bate corner;


Vanessa Lobo.