Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

últimas notícias!

COROATÁ DE LUTO! MORRE A Sra.ILDENEÉ!



O Blog Coroatá Jornalismo  se solidariza com a familia ALENCAR, pela morte da MATRIARCA da familia, dona ILDNEÉ.



ALBUM DE FAMÍLIA


(Foto sedida pela família)



A empresária, dona ILDNEÉ MACHADO ALENCAR, tinha 86 anos de idade e morreu na madrugada do dia 25, vtima de uma parada cárdio respiratória, DONA ILDNEÉ como era carinhosamente chamada teve oito filhos, entre eles o empresário Júlio Alencar, proprietário do Auto Posto Alencar, 24 netos e 08 bisnetos. O corpo da MATRIARCA da famlia´Alencar está sendo velado na Avenida da Bandeira no Centro da cidade na residência dos familiares.

( informações do Coroatá na TV)







CLIPES DA SEMANA

                                            Black Eyed Peas






Black Street Boys







Beyoncé e Lady Gaga







RELIGIÃO



CORPUS CHRISTI












Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa Cristã. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).


História


Procissão de Corpus Christi, Moosburgo, Alemanha, 2005.A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.

A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269.

O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Neste Sacramento, no momento da Consagração, ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.

Corpus Christi é celebrado 60 dias após a páscoa. Podendo cair entre 21 de maio e 24 de junho



 A Festa no Brasil


Procissão de Corpus Christi, pausa para o Tantum Er.Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

Em Coroatá também  é uma tradição os tapetes de serragem colorida e flores, cobrindo as ruas por onde passa-se a procissão de Corpus Christi, também enfeita-se cinco altares para a adoração do Santíssimo Sacramento, e execução do cântico latino Tamtum Ergo Sacramentum.

 


100 anos das Assembleias de Deus no Brasil


Nascida em Belém do Pará, cidade com tradição religiosa, a Assembleia de Deus comemorou  sábado dia (18) cem anos de uma rica história no Brasil com eventos em todo o país. A igreja reúne atualmente 10 milhões de pessoas no Brasil, 36 milhões no mundo e está presente em 176 países. Somente no Pará, existem 4.500 templos.







Veja as fotos das comemorações









A história da Assembleia de Deus no Brasil teve início com a chegada a Belém, em 19 de novembro de 1910, dos jovens suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, vindos dos EUA para pregar o evangelho. A princípio, frequentaram a Igreja Batista, denominação a que ambos pertenciam nos Estados Unidos e, no ano seguinte, fundaram a Assembleia de Deus.

Belém foi o ponto de partida de uma evangelização que logo se espalhou pelo Estado e por todo o Brasil.

Para festejar o centenário, a igreja organizou três dias de comemorações, concentradas principalmente em Belém. Na última quinta-feira (16), houve a inauguração do Museu Nacional da Assembleia de Deus e da avenida Centenário. Na sexta-feira (17), o prefeito da capital do Pará, Duciomar Costa, realizou uma cerimônia de homologação e o Centenário Centro de Convenções recebeu o Impacto Pentecostal. Nos dois dias, no período da noite, os fiéis se reuniram no estádio do Mangueirão, também em Belém, para cultos e apresentações musicais.

Dia 18 de junho, os Coroataenses  puderam acompanhar a Carreata do Centenário, com mais de 5000 mil pessoas.


NOVO CLIPE DA BEYONCÉ




                                   
                                    CRISS BROWN




DESTAQUE COROATAENSE!



LÉTICIA MELLO É ELEITA GAROTA MACEDÃO!


Na última vaquejada ocorrida semana retrasada no parque Macedão, a jovem Letícia Melloo de Coroatá foi escolhida GAROTA MACEDÃO 2011!





                                                   Letícia Mello e a segunda colocada!




JUVENTUDE E POLÍTICA



Em reunião histórica, lideranças de Juventude se unem e formam grande frente em Coroatá







João Baiano, Saddam Hussein, Jociel Fernandes, Erinaldo Rodrigues, Davi Silva, Alan de Castro, Josiel Alvez, Beto Santos, Nelson Sousa, Francinaldo e Cleo Freitas








Desde o fatídico acidente que vitimou Joaquim Borges e Manoel Lopes Filho, respectivamente candidato a Presidente e membro da comissão eleitoral da União dos Estudantes de Coroatá (UEC) no dia 20 de outubro de 2006, os estudantes e conseqüentemente a Juventude de Coroatá nunca mais foi a mesma.

As lideranças remanescentes do movimento continuaram, tempos depois de amenizada a inesperada tragédia, com sua militância no segmento. Todavia, as ações que aconteciam desde então isoladas, não propiciaram uma efetiva consolidação das Políticas Públicas para a Juventude no Município, visto a falta de sintonia entre as mesmas.

Após inúmeras conversas de bastidores, disposto a dar um novo enredo para a questão, Erinaldo Rodrigues, Coordenador Municipal de Juventude, convidou os maiores nomes da Juventude coroataense para uma reunião na Casa dos Conselhos (Rua do Sol) para o último dia 19 (domingo).

O encontro denominado “café com política” (em alusão ao café da manhã com discussões políticas) aconteceu logo nas primeiras horas da manhã. Presentes mais de vinte lideranças, após a degustação de sabores matinais bem postos à mesa, deu-se início à conversa.

Erinaldo iniciou a conversa explicitando a necessidade do diálogo das lideranças, para que se tenha um debate consistente das necessidades juvenis do município. “A presença de todos aqui hoje evidencia o comprometimento que temos com as questões da nossa cidade e conseqüentemente com a juventude” destacou.

Saddam Hussein enfatizou a importância histórica do momento, dizendo que os jovens ali presentes além de reconhecerem a força do segmento, dão uma demonstração de amadurecimento. “Eu como participante da história juvenil do município, tenho convicção que a juventude de hoje não pode abandonar o seu papel revolucionário, entretanto, hoje damos uma demonstração de grandeza, onde o diálogo e o consenso prevalecem para o bem da nossa juventude” ressaltou.

João Baiano exaltou a atitude plausível de Erinaldo Rodrigues para um possível diálogo com ás lideranças jovens.Em seu discurso enfatizou a força que tem uma união madura sem rivalidades,onde cada um possa ocupar seu espaço,sendo que todos tem a sua importância para protagonizar esse momento histórico que Coroatá vivencia! "queremos vê uma juventude participativa,que não tem medo e não se cala ” ,concluiu Prof.João Baiano.

Durante toda a manhã fora abordado o panorama político e juvenil de Coroatá. Unanimemente fora acordado um pacto de cooperação entre as lideranças a fim de estabelecerem um trabalho uno para a categoria.

Os presentes trataram da realização da Conferência Municipal de Juventude, já convocada pelo Prefeito Luís da Amovelar, que deverá acontecer no dia 27 de agosto.

Fora feito ainda uma análise minuciosa do cenário político que já começa a se delinear para as eleições municipais de 2012, além de discutirem e projetarem a atuação do grupo no período.

“Nossa união hoje possibilita a formação de uma frente que fará um grande trabalho no município” afirmou com entusiasmo Jociel Fernandes.

Participaram do encontro Cleo Freitas (CUFA), João Baiano (Presidente do Fórum Municipal da Juventude de Coroatá- FOJUC, membro da Organização Social São Vicente –OSSV e também preside a Central da Juventude de Coroatá -CEJUC), Cici Almeida (LIFU), Alan de Castro (GSAV) e Nelson Santos (Conselho Tutelar).
                                                                                                              
                                                                                                                   ( do blog do Saddam)



SÃO JOÃO 2011 EM COROATÁ!



Cleo Freitas,Erinaldo Rodrigues,Saddam Hussein e João Baiano


Saddam Hussein,Erinaldo Rodrigues e João Baiano



Prof.João Baiano com ás belas índias do boi de morros!





As homenagens pelo dia de Santo Antônio (13/06) deram início à temporada das festas juninas em Coroatá. É tempo de pular fogueira, dançar quadrilha e comer canjica. “O Nordeste tem uma enorme riqueza cultural e as festas juninas, com seus símbolos, simpatias e brincadeiras são as que mais refletem a identidade de nossa região.”


No município de Coroatá (MA), além das quadrilhas juninas, bumba bois locais e de outras cidades, no decorrer dos dias acontece na praça José Sarney acontece o show de calouros com a participação de alunos de diversas escolas da cidade.


Misturando tradição e modernidade, o São João de Coroatá é um dos destaques realizados no interior do Maranhão. A festa reuni diversos elementos da cultura popular, atraindo milhares de jovens, idosos, crianças, principalmente em busca do “ritmo do forró” que faz sucesso nesse período.


Além do carnaval que é considerado uns dos melhores do maranhão, o São João de Coroatá é a maior festa popular da cidade e conta com um espaço especial para manter viva essa tradição.