Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Notícias em destaque!


NACIONAL

Seleção brasileira se prepara para Copa do Mundo


"Sete ginastas representarão o Brasil em Portimão, de 28 de abril a 1º de maio. "

  



A Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica se prepara para representar o Brasil na etapa de Portimão da Copa do Mundo, que será de 28 de abril e 1º de maio, em Portugal. As convocadas para essa etapa são Angélica Kvieczynski (Sadia), que compete no individual, e Luísa Matsuo e Bianca Mendonça (Adiee), Maria Caroline Ricardo (Agir), Jéssica Maier (Guairacás), Débora Falda (Unopar) e Pâmela Oliveira (Sadia), para o conjunto brasileiro.

No individual, a briga por medalhas será entre 52 ginastas de diversos países. Angélica Kvieczynski, única brasileira na disputa, irá competir nos quatro aparelhos - arco, bola, maças e fita. A ginasta, que voltou a treinar em janeiro depois de uma cirurgia no joelho, está empenhada e, segundo a técnica Anita Klemann, a preparação está sendo forte.

“A Angélica está treinando bastante e com as quatro séries muito bonitas. Estamos com duas novas para este ano, de arco e maças, e ela está se saindo muito bem em todas. A recuperação depois da cirurgia foi muito positiva e agora já está tudo ótimo”, disse Anita, que espera fazer dessa etapa de Copa do Mundo uma grande avaliação.

“Vai ser o primeiro campeonato do ano e, por isso, muito importante para analisar a ginasta em clima de competição. Ela precisa competir para podermos progredir com o trabalho”, explicou Anita Klemann.

No conjunto, o Brasil terá 16 países concorrentes. O trabalho, segundo a técnica Camila Ferezin, vem sendo pesado. “Estamos treinando desde o dia 20 de fevereiro bem forte, às vezes até 10 horas por dia, para chegar ao ponto que queremos”, explicou Camila, destacando que o conjunto brasileiro irá se apresentar nas duas séries com os aparelhos 5 bolas e também 3 fitas e 2 arcos.

“Nosso objetivo nessa Copa do Mundo é acelerar ainda mais o trabalho. Começamos um pouco depois dos outros países por toda a reformulação que passamos, e essa primeira competição vai ser muito importante para avaliarmos como as meninas estão”, disse Camila, citando a mudança de técnica, ginastas, séries e coreografias realizadas no início deste ano.


ESTADUAL

 

Maranhão pode sediar torneio internacional



O Maranhão tem grandes chances de sediar, em 2012, uma competição internacional de judô. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, durante o Campeonato Brasileiro de Judô Região I, realizado no fim de semana, no Ginásio Castelinho, em São Luís.

De acordo com Haickel, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) está empenhada em trazer um importante campeonato de judô para a capital maranhense. “É um desejo nosso sim. Pretendemos trazer para o Maranhão um desafio internacional de judô. Os atletas da seleção brasileira poderão enfrentar os melhores judocas do mundo em São Luís”, disse.

E o desejo de o Maranhão sediar um evento internacional no ano em que São Luís completa 400 anos foi bem aceito pelo presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley. Segundo o dirigente, São Luís tem tudo para receber eventos internacionais no ano que vem, além de contar com a simpatia da CBJ“Atualmente, o Maranhão pode receber qualquer campeonato nacional sem problema. Para sediar uma competição internacional, serão necessárias pequenas mudanças. No entanto, vejo com muita simpatia o Maranhão participar de um evento internacional no ano do aniversário de São Luís”, declarou Paulo Wanderley.

Para o presidente da Federação Maranhense de Judô (FMJ), Francisco Neto, eventos internacionais são importantes para o crescimento do judô no estado. “O Maranhão precisa. É importante para o nosso Estado. Isso vai inserir o Maranhão em competições de alto nível. Fico feliz por essa iniciativa da Sedel em tentar trazer uma competição internacional para cá”, afirmou.


CAMPANHA DA FRATERNIDADE!

 
ESTUDANTES DEFENDEM O MEIO AMBIENTE EM COROATÁ!










MESMO NA CHUVA: TODOS FORAM AS RUAS EM PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE !




A iniciativa surgiu através de um projeto dos Professores Christof e João Baiano e de alunos do Colégio Diocesano com o apoio  firmado entre o sistema de comunicação pertencente à Fundação Educativa e Cultural da Diocese de Coroatá e as escolas convidadas para o encontro, como a escola Complexo Educacional, Escola 28 de Julho entre muitas outras do Município que compareceram ao manifesto.

O objetivo principal da mobilização foi formar multiplicadores de informações quanto à preservação do meio em que vivemos.Durante a caminhada que contou também com entidades representantes como o IMAN(Instituto Municipal do Meio Ambiente), os professores, os diretores de escolas e centenas de estudantes que percorreram as principais ruas e avenidas da cidade segurando faixas e bandeiras,onde denunciaram principalmente o descaso, a falta de compromisso dos próprios Coroataenses em cobrar das autoridades uma resposta concreta,  ações que configurem na preservação do meio ambiente, a revitalização do rio itapecurú, o lixão que existe até hoje a céu aberto, e uma resposta sobre a não conclusão do projeto de implantação da usina de reciclagem que foi iniciado em Coroatá em 1997.

O encontro contou também com a participação do diretor geral do sistema de comunicação da Rede Vida, TV Nazaré e Rádio Educativa FM, Pe. Arinaldo Ferreira e do Bispo D. Sebastião Bandeira que finalizaram o encontro com uma oração e o agradecimento a todos pela participação efetiva sobre o tema que corresponde a Campanha da Fraternidade deste ano de 2011.



  (usina inacabada) o que era para ser uma solução no setor de reciclagem não passou até hoje de uma promessa em vão de políticos.


                               catadores de lixo ficam expostos as doenças no principal lixão da cidade




( com informações de Edy Lemos)


  
Talento Coroataense!



O jovem conhecido pela acunha de “Sonhador”, gravou um belíssimo clipe onde temáticas como o aquecimento global, poluição foram retratadas na música! A gravação contou com a ajuda do amigo Leandro Baima que produziu todo o vídeo clipe.

Assista o vídeo clipe abaixo:





 

terça-feira, 12 de abril de 2011

notícias variadas:


 
POLÍCIA


Jornal Nacional tem acesso a vídeos gravados por assassino de Realengo

"Imagens aparentam ter sido gravadas pelo próprio Wellington Menezes de Oliveira. Ele fala de maneira confusa sobre os supostos motivos do crime e culpa pessoas que chama de covardes pelo ato que ele cometeu."








O Jornal Nacional teve acesso a dois vídeos gravados pelo assassino de Realengo supostamente dois dias antes de cometer o massacre. Wellington Menezes de Oliveira fala de maneira confusa sobre os motivos que o teriam levado a matar os estudantes. A reportagem exclusiva é de Paulo Renato Soares e Tyndaro Menezes. 

A mensagem deixada pelo assassino Wellington Menezes de Oliveira foi grava em dois arquivos de vídeo. Ele está sem barba, na frente do que parece ser um muro.

Nas imagens, ele tem a mesma fisionomia e está no mesmo local de uma foto usada em um perfil atribuído a Wellington no site de relacionamentos Orkut.

O vídeo aparenta ter sido gravado por ele próprio. Wellington fala de maneira confusa sobre os supostos motivos do crime e culpa pessoas que chama de "covardes" pelo ato de covardia que ele mesmo cometeu.

"A luta pela qual muitos irmãos no passado morreram e eu morrerei não é exclusivamente pelo que é conhecido como bullying. A nossa luta é contra pessoas cruéis, covardes, que se aproveitam da bondade, da inocência, da fraqueza de pessoas incapazes de se defenderem", diz em um trecho.

Na segunda parte do vídeo, o assassino dá detalhes do longo planejamento da ação e diz que tirou a barba de forma premeditada.

"Os irmãos observaram que eu raspei a barba. Foi necessário, porque eu já estava planejando ir no local para estudar, ver uma forma de infiltração. Eu já tinha ido antes, há muitos meses atrás, eu fui, eu ainda não usava barba. Eu fui para dar uma analisada”.

O atirador também diz que esteve na escola dois dias antes do massacre. Não fica nenhuma dúvida de que ele arquitetou o plano friamente.

“Hoje, é segunda... terça-feira, aliás. Eu fui ontem, segunda. Hoje é terça-feira, dia 5. E essa foi uma tática para não despertar atenção. Apesar de eu ser sozinho, não ter uma família praticamente, eu vivo sozinho, não tenho pessoas a dar satisfação. Mas como eu precisava ir no local e interagir com pessoas, para não chamar atenção eu decidi raspar a barba”.

O Instituto Médico Legal divulgou, nesta terça-feira, o laudo cadavérico de Wellington Menezes de Oliveira. Segundo o documento, o assassino sofreu lesões no crânio provocadas por um tiro na têmpora direita, o que comprova que ele se suicidou.



RELIGIÃO


Supremo permite que CNBB interfira no julgamento sobre união civil gay



CNBB ingressa no Supremo como consultora sobre reconhecimento de união civil gay!

Como adiantado pelo MixBrasil há 10 dias, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é desde a última quinta-feira, 7, consultora do Supremo Tribunal Federal (STF) para a decisão sobre reconhecer ou não a união civil entre pessoas do mesmo sexo no Brasil. O STF aceitou o pedido da entidade, feito no fim de março através de petição, de ingressar como “amicus curiae” _meio jurídico democrático que significa algo como "amiga da corte", alguém que deve ser ouvida antes da decisão final.

Em seu despacho, o ministro Ayres Brito alega que o assunto pede mais discussões e opiniões diferentes, como a da CNBB, que é totalmente contra o reconhecimento das uniões gays. “Ante a relevância da matéria e a representatividade da peticionante (a CNBB), defiro a inclusão no processo, na qualidade de amicus curiae, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil”, diz o ministro.

O Supremo está analisando a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 132 (ADPF 132), do Governo do Rio de Janeiro, que pede tal reconhecimento e, se aprovada, abre jurisprudência para todo o resto do País. A data do julgamento do processo deve sair nesta semana.


CELEBRIDADES

Jonatas Faro faz ensaio sensual para revista







Em ensaio sensual para a revista "TPM" de abril, Jonatas Faro mostra toda a sua boa forma e simpatia. Do alto de um shopping, em São Paulo, o ator posou para as lentes do fotógrafo Autumn Sonnichsen.


A publicação produziu um belíssimo making of. Jonatas, que está no ar como Rafa, na novela "Insensato Coração", aparece de cueca e mostra o que foi considerada "a barriga mais tanquinho já fotografada".

Galeria: Paparazzo do ex-BBB Rodrigão !







O Big Brother Brasil 11 terminou na semana passada, mas nós continuamos em nossa heróica missão de resgatar os bofes que marcaram a tal edição mais fraca de Ibope do reality.

Depois de registrarmos as melhores poses de Wesley, que ficou em segundo lugar, desta vez falaremos de Rodrigão. Um homem interessante e sensual que conquistou o eleitorado, e deixou no ar a dúvida eterna sobre sua sexualidade.

Mal saiu da casa, Rodrigão já fez ensaios sensuais, propagandas de cuecas, entre outras atividades recreativas. Confira a seguir o melhor dessa fase do rapaz.



COMPORTAMENTO



Aprendendo a lidar com as frustrações

"Todos têm arrependimentos na vida. E a maioria das pessoas procura se comparar às pessoas com mais infortúnios na vida do que àquelas com grandes vitórias."







O estudo, feito por um time de pesquisadores da Universidade de Concordia e liderado por Isabelle Bauer, observou esse comportamento em diversos perfis de indivíduos adultos e chegou à conclusão de que esse tipo de comportamento é igual para ambos os sexos e independe da idade.

“O estudo observou como adultos jovens e outros mais velhos lidavam com os arrependimentos na vida”, diz Bauer. “Em comum, todas as pessoas tinham mecanismos similares de comparações sociais.”

“Normalmente, como é de se esperar, os indivíduos se sentiam melhor quando se comparavam a pessoas de pior sorte. Mas quando a comparação era com alguém que tinha ‘vencido’, elas se sentiam pior”, detalha a pesquisadora.



Saúde física afetada


Uma descoberta interessante feita pela equipe de Bauer foi que as pessoas que se comparavam com os indivíduos menos afortunados tinham, na maioria dos casos, melhor saúde. Além disso, também mostravam maior nível de bem-estar nos meses após um evento negativo.

“O estresse emocional de um evento do qual nos arrependemos pode levar a uma variação hormonal e do sistema imunológico e, consequentemente, aumentar os problemas de saúde física – como resfriados ou mesmo condições mais severas. Ou seja, se comparar com pessoas em situações piores pode levar a uma melhor saúde, resultado de menos estresse”, indica Carsten Wrosch, outra pesquisadora envolvida no estudo.



Idade não influenciou os benefícios da comparação social


O estudo analisou a resposta de mais de cem indivíduos de idades diversas que eram entrevistados sobre seus maiores arrependimentos na vida – como casar com a pessoa errada, ter se isolado da família e outros eventos. Na sequência, esses participantes eram convidados a comparar esses eventos com aqueles que eles observavam em outras pessoas da mesma idade que eles.

Ao contrário de resultados observados em estudos anteriores, a idade não influenciou como essas pessoas se reconciliavam com suas memórias ruins. “A efetividade desse mecanismo para lidar com suas frustrações dependia mais da habilidade dessas pessoas em lidar com os arrependimentos do que com a idade”, diz Bauer. “Deixar esses eventos ‘para trás’ e manter um bom nível de bem-estar depende, basicamente, da forma como esses indivíduos se perdoavam e viam suas frustrações como algo resolvido”,



POLÍTICA

OPOSIÇÃO, DEVE DESISTIR DE BUSCAR O POVÃO,DIZ FHC!

 




O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defende mudança de estratégia para rearticular as forças de oposição. Segundo o tucano, em vez de buscar o "povão", envolvido pelo PT, é hora de dirigir as ações para as "novas classes médias". "Enquanto o PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influência sobre os 'movimentos sociais' ou o 'povão', isto é, as massas carentes ou pouco informadas, falarão sozinhos". 




COMPORTAMENTO

Síndrome do coração partido!









Como se reabilitar de uma decepção ou da perda de um amor?


Quem nunca teve a impressão de que o coração estava literalmente partido diante da perda de um amor ou de uma decepção amorosa? Saiba que não é só impressão. Segundo a medicina, o coração realmente sofre, e muito, quando acabamos um relacionamento ou perdemos um ente querido, uma amizade por exemplo. Essa dor não é apenas uma metáfora simbólica, é sentida e pode trazer riscos à saúde física. É a chamada Síndrome do coração partido. Mas o que exatamente significa isso e quais são os sintomas?

“A Síndrome do coração partido, ou Takotsubo, foi descrita por pesquisadores japoneses no início da década de 90. É uma cardiopatia induzida pelo estresse, depois de emoções intensas, onde o coração apresenta movimento anormal da parede do ventrículo esquerdo (principal câmara cardíaca que ejeta sangue para todo o organismo), levando a sintomas semelhantes aos do infarto e com características transitórias. É temporária e reversível”, diz o cardiologista Hélio Castello, da Angiocardio, em São Paulo.



Sintomas

“São semelhantes ao infarto do miocárdio, com dor no peito, falta de ar e alterações do eletrocardiograma. Apenas 20% podem evoluir de forma grave e uma vez revertido o quadro, não há sequelas ao coração”, afirma Castello.

Outras emoções negativas também colaboram para a evolução de doenças cardíacas. “O estresse emocional é um fator de risco para desencadear crises de doenças cardiovasculares, com pioras clínicas, pois pode levar ao aumento dos níveis de pressão arterial, a uma maior chance de desencadear arritmias e contrição dos vasos, levando a menor oxigenação dos órgãos. Dessa forma, o estresse deve ser controlado com medidas que propiciem melhores condições de saúde e um estilo de vida mais saudável”, salienta o médico.



Vivenciando a dor

Se do ponto de vista clínico a decepção faz mal ao coração, do ponto de vista psicológico também. Mas de que forma podemos nos curar de uma decepção amorosa? Silmar Coelho, doutor em psicologia e liderança pela Universidade de Tulsa, nos Estados Unidos, aconselha a refletir sobre essa dor e entender que a experiência deve ser olhada pelo lado positivo. “É importante refletir sobre o fim de um relacionamento, não ver apenas o lado negativo, mas tirar lições dali que possam acrescentar. Também é importante conversar com alguém que possa dar conselhos plausíveis e continuar com o coração aberto para um novo relacionamento”, explica.

Outro ponto que deve ser levado em consideração, segundo o psicólogo, é nunca começar um relacionamento se ainda não se livrou de mágoas e decepções do passado. “Nunca se deve iniciar uma nova relação com assuntos inacabados. Quem está magoado precisa se curar e perdoar antes de partir para um novo relacionamento”. E para quem foi tão magoado e fechou-se para o amor ele aconselha: “Amar é sempre melhor do que não amar. Quem se fecha para a vida acaba doente em todos os sentidos.”



Dando a volta por cima

Mas será que dá pra sair de um relacionamento sem sofrer tanto? Como colocar em prática a frase sacudir a poeira e dar a volta por cima? “Em primeiro lugar, perdoando, não guardando rancor ou amargura, encarando o acontecido como algo normal, que a dor faz parte da vida. Mas não é preciso carregá-la para sempre, não se sentido culpado nem diminuindo a sua autoestima”








Notícias rápidas


Preço da gasolina pode aumentar se petróleo se estabilizar







A Petrobrás terá que aumentar o preço da gasolina, caso a cotação do petróleo se estabilize em patamares próximos do atual, disse na segunda-feira, 11, em Pequim o presidente da empresa, José Sergio Gabrielli. Segundo ele, a estatal fez seu planejamento para o ano, considerando o preço de US$ 65 a US$ 85 o barril de petróleo. Na segunda-feira, a cotação estava em US$ 123. Na sexta, US$ 126.

Apesar da distância entre o preço atual e o limite máximo da projeção da empresa, Gabrielli afirmou que nenhuma decisão sobre o reajuste será adotada enquanto houver volatilidade na cotação do petróleo."Se continuar no patamar atual, vamos ter que ajustar a gasolina", declarou Gabrielli em entrevista coletiva na capital da China, onde acompanha visita da presidente Dilma Rousseff ao país.

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o preço da gasolina não seria reajustado.




Ivete Sangalo agita São Luís com uma mega produção!







 Ivete Sangalo fez na noite de sábado, 09, a apresentação do seu show que faz parte da tour Madison Square Garden. Apesar da chuva, que não deu trégua toda a noite, a cantora mostou ser realmente um Furacão.





Lady Gaga cai de pernas para o ar durante show!




Lady Gaga caiu em pleno palco na noite desta segunda-feira, 11, quando tentava se equilibrar sobre o piano em show em Houston, no Texas.

A cantora caiu de costas no chão e com as pernas para o ar quando o banquinho no qual apoiava a perna direita se desequilibrou. A outra perna estava sobre o piano.

Segundo site do The Sun, o público ficou horrorizado. Uma pessoa da produção logo correu para ajudá-la, mas Gaga se disfarçou e continuou a apresentação, sem errar a letra da música que cantava.

Um fã gravou o momento da queda. "Foi no meio do show. A multidão viu e não se importaria se ela tivesse saído do palco para ser atendida pelos médicos", disse Erick, que fez o vídeo. "Mas ela é profissional, e voltou para terminar o show. Foi realmente incrível", completou



Para analistas, oligarquias são sinal de atraso!





O elevado número de parlamentares com parentes na política revela o quanto o poder se concentra, cada vez mais, nas mãos de poucas famílias e o quanto o país, apesar do crescimento econômico, ainda precisa avançar na consolidação da democracia. A avaliação é feita por dois cientistas políticos e um historiador ouvidos pelo Congresso em Foco. Os três professores afirmam ver com preocupação o fato de 328 dos 649 congressistas brasileiros combinarem laços políticos e familiares, como revelou levantamento exclusivo feito por este site. Segundo eles, esse controle pode ser mais visível no Legislativo, mas também se reproduz no Executivo, no Judiciário e até no Ministério Público.

Para o cientista político Ricardo Costa de Oliveira, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o poderio das famílias políticas é crescente, impede a circulação de poder, favorece grupos que combinam poder político e econômico e está associado ao encarecimento das campanhas e ao controle dos partidos por núcleos familiares.

“Há uma oligarquização da política. A política cada vez mais passa a ser um negócio de família no Brasil. Passa, muitas vezes, de pai para filho. As eleições estão cada vez mais caras, você tem de ter como condições de elegibilidade estrutura de dinheiro e estrutura familiar política. Isso é um fenômeno também de reprodução do poder político”, considera.


Redes de favores


O atual sistema eleitoral, o modelo de financiamento de campanha e a estrutura das legendas favorecem a perpetuação das famílias na política, de acordo com o professor. “A política é feita através de redes de favores, práticas como clientelismo e patronagem. É exatamente aí que as famílias têm muitas vantagens. Uma família com uma organização consegue ao mesmo tempo estar inserida no campo político, ter capital e contatos políticos. Por isso, cada vez é maior o número de jovens parlamentares filhos, netos e parentes de políticos. A cada legislatura vai aumentando a proporção de políticos que têm conexão de parentescos”, explica.

Na atual legislatura, apenas oito dos 40 deputados com menos de 35 anos não vêm de família com tradição política. “Só se elege quem é profissional, quem tem muito dinheiro, quem tem muita estrutura. Quem é amador, político novo, só com suas ideias, não consegue se eleger de primeira. Para se eleger, você tem de ter dinheiro e estrutura política, e quem tem mais dinheiro e estrutura política são famílias que já estão no poder político. Um jovem de 20, 30 anos, só se elege se for de uma família política, com raras exceções. Os próprios partidos passam a ser controlados por famílias”, afirma o professor da UFPR.



Democracia pela metade


O cientista político Moisés Augusto Gonçalves, da PUC-MG, diz que o controle político por famílias prejudica a ascensão de setores organizados da sociedade civil. “Sobretudo no interior, há uma dependência de boa parte da população em relação a essas famílias. O poder econômico nesses lugares passa como um trator. A situação é muito grave. Tem de distinguir o discurso de democracia e sua garantia efetiva. No plano legal, avançamos, mas na realidade efetiva e ocupação, estamos muito atrasados”, considera o professor.

Para o professor da PUC-MG, o poderio político familiar mostra o quanto ainda falta para a democracia brasileira se concretizar. Na avaliação dele, o atual modelo político-eleitoral é excludente e tende a conservar as elites no poder. Isso ocorre, em parte, porque as rupturas políticas no Brasil sempre foram resultado de acordos feitos por cima, deixando sempre a maior parte da sociedade fora das decisões, segundo Moisés.

“Nossa democracia é incipiente, embrionária, não consolidada e com verniz liberal. Há apenas um verniz liberal. Isso denota dificuldade de implantar uma democracia autêntica, onde haja alternância de poder no Legislativo”, diz. “É algo extremamente preocupante e revelador. Aquela ideia de democracia enquanto espaço aberto para a ocupação de poderes acaba sendo limitado à ocupação por uma pequena parcela da sociedade”, acrescenta.

“Neocoronel”


O historiador José Octávio de Arruda Mello, professor aposentado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), afirma que a concentração de poder nas mãos de poucas famílias revela que o país ainda não conseguiu se livrar dos resquícios do velho coronelismo. “Não tem mais o bico de pena, do voto de cabresto, mas tem o sistema de aliança, que é mais fluido. As alianças vão desde a base até em cima. É urbano. O coronel tradicional tinha cartucheira atravessada no peito. O neocoronel é um homem de cidade. São bacharéis, pessoas ilustradas, mas que sabem onde está o peso da máquina, onde está a força do poder. Eles costumam penetrar nas universidades. É um coronelismo ilustrado, mas é um coronelismo”, considera.

O “coronel ilustrado”, segundo o professor, exerce seu poder não mais pela terra, como seus ancestrais, mas por meio da burocracia. A dependência em relação a essas famílias é mais comum, na avaliação dele, em estados mais pobres. “As famílias rateiam o poder, colocando seus representantes nas posições decisórias. Elas estão também no Judiciário. É o estamento, a comunidade de poder que não se renova. No Legislativo, isso é mais visível”, diz o professor da UFPB.


Tudo dominado

O professor da Universidade Federal do Paraná Ricardo Costa de Oliveira também vê essa “contaminação” dos poderes pelas famílias. Mas ele ressalta, porém, que esse controle não é exclusividade das regiões mais pobres do país. "O Paraná, mesmo com a imagem de que é um estado moderno, de migração, tem famílias políticas e conexões de parentescos muito antigas. Então, o Paraná não é diferente do Maranhão, de Alagoas e outros estados", afirma.

Autor do livro a Teia do Nepotismo, que descreve e analisa a contratação de parentes nas instituições públicas por parte de políticos no Paraná, ele avalia que as estruturas públicas estão sendo, cada vez mais, ocupadas por famílias. “No Brasil, para entender o Tribunal da Contas, têm que entendê-lo pela dimensão do parentesco. Em qualquer estado do Brasil, tribunal de contas só é entendido pelas suas conexões de parentesco e poder político familiar”, diz. “A estrutura do Ministério Público é também ‘colonizada’ por famílias. Cartórios, a mesma coisa. A gente vê que é um fenômeno pelo qual a classe dominante se organiza no Brasil e empiricamente você realiza aquilo que chamo de cartografia do poder político pelas estruturas de parentesco”, observa.

Além de dificultar a renovação, a “familiarização” na política brasileira acarreta outros problemas, como a busca crescente de privilégios por parte dos detentores de mandato, segundo o professor da UFPR. “Há um controle arcaico do sistema político, com parlamentares querendo cada vez mais vantagens coorporativas, cada vez mais ampliar seu orçamento, vislumbrando o benefício da reeleição. Querem mais verbas indenizatórias, mais recursos para si, para assessores. Isso faz do poder Legislativo mais inchado, menos eficiente e mais propenso à corrupção”, analisa Ricardo.



Político profissional


Para Moisés Augusto, da PUC-MG, a política no Brasil tem sido abraçada cada vez mais como uma profissão, e não como uma atividade. “Há uma indistinção entre o público e o privado. A política se torna um meio de perpetuação do poder em que o bem público cede a interesses particulares. Não é apenas a esfera da representação da política que se torna meio de sobrevivência. Se torna um meio de defesa de interesses familiares e privados. As pessoas também são representantes de interesses familiares. Não há ruptura entre o imperialismo e o estado democrático de direito. É uma linha de continuidade”, afirma.

“A esfera política é uma extensão da usina, da fábrica, da fazenda, do banco. Morei muito tempo no Nordeste. Era muito comum ouvir discurso político em que o sujeito dizia: ‘Vou administrar a cidade como se fosse minha fazenda’. Ou algo do tipo: ‘Como sou uma boa dona-de-casa e sei gerir a economia doméstica, serei uma ótima prefeita’. Esse discurso também existe no Sudeste, mas ele fica no pano de fundo. Mas para quem tem um olhar mais reflexivo, ele está presente”, observa Moisés Augusto.

Para Ricardo Costa, da UFPR, é preciso institucionalizar a política e cortar vantagens e benefícios decorrentes do mandato usufruídos por parlamentares e outras autoridades. Só assim, avalia ele, seria possível inibir o interesse de famílias por tantos cargos públicos. "Precisamos ter um poder Legislativo sem vantagens e privilégios para o parlamentar. Na Suécia, por exemplo, o parlamentar não tem assessores, carro, verba indenizatória. Com isso, ele vale pelo que ele é, em termos de ideias e propostas. No Brasil, o parlamentar vale pelo dinheiro que ele consegue capturar e distribuir", diz.

Esta é a última reportagem de uma série iniciada no último dia 4 pelo Congresso em Foco que pretendeu mostrar como a política vem se tornando, cada vez mais, um “negócio de família” no Brasil, as razões e as implicações desse modelo. As matérias se basearam em levantamento exclusivo feito pelo site sobre os elos de parentesco entre os 649 congressistas que assumiram mandato este ano, entre titulares, licenciados e suplentes em exercício.


COMPORTAMENTO





Saber lidar com pensamentos negativos é a melhor maneira de combater o sentimento de solidão

 







Mudar a forma como uma pessoa percebe o seu entorno e pensa sobre os outros pode ser uma ferramenta poderosa para combater o sentimento de solidão, de acordo com a análise feita por alguns estudos. Os resultados dessas pesquisas podem mudar a forma como os profissionais de saúde mental e física lidam com pessoas que afirmam se sentir solitárias, sentimento, aliás, que pode levar a problemas do coração e outras condições de saúde.

Recentemente, outras pesquisas também mostraram os efeitos negativos da solidão sobre a pressão alta e a qualidade do sono, entre outras consequências. Esses efeitos sugerem que a solidão é um fator de risco para a saúde similar aos efeitos da obesidade e do tabagismo, e que pode atingir o indivíduo de diversas formas.

“As pessoas estão se tornando mais isoladas e os problemas de saúde relacionados a isso tendem a crescer com o passar do tempo”, diz John Cacioppo, pesquisador da Universidade de Chicago. “Se sabemos que a solidão causa tanto estrago na saúde é preciso focar em como mitigar esse problema.”

Para determinar a melhor estratégia para combater o sentimento de solidão, Cacioppo e sua equipe de pesquisa fizeram um amplo estudo sobre o tema, revisando trabalhos anteriores. Os resultados, publicados no periódico Personality and Social Psychology Review, mostraram que as melhores intervenções foram aquelas que focaram a cognição social (crenças que temos a respeito da vida interpessoal) em detrimento do foco no treino de habilidades sociais (enfrentar dificuldades ou estresse), ou mesmo interação social.

A metanálise – revisão de diversas pesquisas publicadas anteriormente – reviu métodos e resultados de diversas pesquisas e dividiu as estratégias usadas pelos pesquisadores responsáveis por esses estudos em grandes temas: melhoria nas habilidades sociais, apoio social, treino para criação de interação social e treino de cognição social focada em problemas.

Aproximadamente 20 estudos com coleta de dados rigorosa e testes controlados demonstraram efeitos significativos na diminuição dos efeitos da solidão nos indivíduos. Boa parte desses estudos apontou na direção do uso de estratégias de intervenção focada na cognição social – o pensamento que uma pessoa tem de si mesma e dos outros ao seu redor – como o método mais efetivo de controle do sentimento de solidão.

“O sentimento de solidão parece ser uma questão cognitiva e, portanto, passível de mudança”, explica Christopher Masi, autor principal do estudo. “As intervenções mais promissoras não são aquelas que preparam as pessoas para interagir socialmente, mas aquelas que mudam a forma como os indivíduos percebem esse sentimento, racionalizam sobre a situação e agem em resposta às outras pessoas”, diz Cacioppo.

Diversas pesquisas já haviam apontado que as pessoas que se sentem solitárias assumem posições pouco convencionais sobre si mesmas – são mais negativas, por exemplo – e fazem presunções de forma errônea sobre como outras pessoas as enxergam – o que pode levar ao isolamento autoinfligido –, dizem os pesquisadores.

“A solidão é algo que a medicina já tomou conhecimento como um sentimento que pode impactar fortemente a saúde e certamente algumas populações terão índices maiores desse tipo de problema em longo prazo”, diz Masi. “Agora nós nos deparamos com intervenções efetivas."