Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mais uma vitória: ESTATUTO DA JUVENTUDE É APROVADO EM COMISSÃO NO CONGRESSO NACIONAL


A Comissão Especial de Juventude aprovou na tarde desta terça-feira (23), o Estatuto da Juventude. O Projeto de Lei 4529/04 além de criar o Estatuto da Juventude, regulando os direitos específicos dos jovens e estabelecendo diretrizes para elaboração de políticas de juventude, cria também a Rede e o Sistema Nacionais de Juventude.




Na Câmara, a deputada Manuela D’ávila (PCdoB/RS), relatora do PL, comemorou a aprovação e ressaltou que a aprovação do texto é resultado de um “grande esforço para incluir todas as sugestões dos parlamentares e das entidades representativas dos jovens”, com o objetivo de criar um marco legal na área.




Em seu relatório Manuela destaca que o PL tem origem no debate com jovens, gestores públicos e especialistas nas questões de juventude em todo o país. “Este Projeto é fruto do conhecimento produzido pelos coletivos de jovens ao longo dos últimos 20 anos, incluindo as últimas conferências de juventude, a participação da sociedade pelo Portal e-Democracia da Câmara dos Deputados e os recentes trabalhos de audiências públicas desta Comissão nesta Casa e nos Estados”, escreve a parlamentar.




Agora o Projeto de Lei segue para votação em plenário. Danilo Moreira, presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), comemorou a aprovação. “É mais um passo na constituição dos marcos legais para a juventude. Será importante também porque teremos um texto base para ser discutido e aprovado na 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá no primeiro semestre do ano que vem”, argumenta. Para Marcela Rodrigues, coordenadora da Comissão de Parlamento do Conjuve, este foi um ano de vitórias. “Aprovamos a PEC da Juventude e agora conseguimos a primeira aprovação do Estatuto da Juventude”, explica Marcela, “agora precisamos da mobilização da juventude brasileira para seguir cobrando dos parlamentares a aprovação da matéria em plenário”, conclui.



Os conselheiros ainda destacaram a atuação da relatora Manuela D’ávila e o apoio do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), na aprovação do PL.







Ascom/Conjuve




Crônica - "O amor em minha pele "



Já sentiu “seus ossos esfriarem” e seu corpo reagir de maneira confusa quanto está próximo à pessoa amada, ainda que sem saber se pelo menos despretensiosamente ele é correspondido?Pois é, o amor tem disso. É controverso, impugnante. Age com sua própria razão, apoderando-se de nossa alma. Torna-nos seres vulneráveis e ao mesmo tempo dependentes.Sem disfarces, sem certezas. O amor é essa magia sinuosa, que o faz tão completo. Pulsa em nossa veia de forma magistral, imponente. É capaz de infringir as desavenças; de nos fazer rir mesmo quando não encontramos o verdadeiro motivo para isso, ainda assim, parece a melhor forma de expressar-nos. O amor é a única energia inteligível capaz de tocar em nosso coração. Capaz de virar do avesso nossas idéias, nossas verdades. De nos fazer sofrer, chorar, sorrir.O amor é esse vento irreverente que transcende a realidade. É a culpa, a insensatez, a lógica inconveniente.

                                                                   Crônica escrita por Antonielson Sousa (poeta coroataense)







OS POSSÍVEIS SECRETÁRIOS DO NOVO GOVERNO DE ROSEANA!






A reforma administrativa do governo começa a tomar forma. A governadora Roseana Sarney (PMDB) está fechando os últimos detalhes e os nomes do primeiro escalão.



A grande dúvida continua sendo a Secretaria de Educação. A pasta está reservada ao PT, que ainda não apresentou um nome. Na falta de opção, a governadora estuda até trazer um técnico de fora. Tem sido recebida como piada nos meios políticos, a informação que a interina Olga Simão poderia ser efetivada no posto. O que está certo é apenas a prorrogação de sua interinidade.


Uma das certezas da reforma é a fusão das secretarias de Planejamento e Administração. A exemplo do Governo Federal, a nova secretaria deverá se chamar Planejamento, Orçamento e Gestão. O titular vai ser mesmo Fábio Gondim.



Não é certo a fusão das secretarias de Cidades e Infraestrutura. Tudo porque Roseana quer montar a estrutura estadual parecida a do Governo Federal, onde as duas pastas caminham lado a lado. Apesar da resistência de boa parte da classe política, o deputado Max Barros (DEM) vai voltar para a Infraestrutura.


Segundo aliados do democrata espalham na Assembleia, a fusão seria um desejo dele em administrar as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) com objetivo de viabilizar seu nome a uma possível disputa pela Prefeitura de São Luís em 2012, plano este que a governadora não tem conhecimento.


Nos últimos dias o nome do deputado Joaquim Haickel (PMDB) voltou a ser comentado fortemente para a Secretaria de Ciência e Tecnologia. O certo é que atual titular da pasta, Lauro Assunção, não fica. O deputado não-reeleito Chico Gomes (DEM) é cotado para as secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Agrário ou Desenvolvimento Social.


Conforme antecipou o blog semana passada, o prefeito Luis Fernando Silva (Ribamar) está confirmado na Casa Civil. Ele deve renunciar ao mandato nas próximas semanas. Apesar do movimento de entidades culturais, Luiz de Nazaré Bulcão está confirmado na Cultura. E tome Bicho Terra e Boi Barrica!


Helena Haickel, casada com um primo de Joaquim, fica na Procuradoria Geral do Estado. No entanto, quem está mandando e desmando no órgão é o ex-procurador-geral José Cláudio Pavão Santana. Aluísio Mendes e José Márcio Leite permanecem na Segurança e Saúde, respectivamente. A cobiçada Secretaria de Esportes deve continuar sob o comando do atual secretário Sousa Neto.



Não é certa a permanência de Washington Rio Branco no Meio Ambiente. De qualquer forma, caberá ao PV indicar um nome. Os ex-secretário João Abreu (Casa Civil) e Jorge Murad (Planejamento) não ocuparão cargos no governo. Já o empresário Cláudio Azevedo é nome certo no Sebrae.




Apesar da gestão compartilhada com a União, Roseana vai indicar o futuro substituto de Hermes Ferreira no Porto do Itaqui.












Quarteto Ellus da Igreja Adventista gravaram seu 1° DVD em Coroatá!














Foi na noite do último sábado (20) a gravação do 1º DVD do Quarteto ELLUS de Coroatá. Belíssima festa de muito louvor e adoração.







O Quarteto ELLUS existe desde 1997, a princípio se chamava AMA (Anunciando a Mensagem do Advento). Após várias mudanças de integrantes a formação atual é composta por Roneyvaldo Reis I tenor; II tenor: Jeremias Vieira; Barítono: Thiago Resende; Baixo: Magno Alfredo.





HISTÓRIA DO QUARTETO ELLUS



1997 – Início;

Na época existia na Igreja o Grupo Inspiração, formado por 14 pessoas, entre elas Odair, Jeremias, Alex e Jorge, que, motivados pelas apresentações de alguns quartetos como o Quarteto União, resolveram unir-se e formar um Quarteto denominado AMA (Anunciando a Mensagem do Advento). Os quatro continuaram a se apresentar com o grupo e no quarteto. Mais tarde, com o sucesso, decidiram dedicar-se apenas às apresentações do quarteto. Com isso resolveram mudar o nome do mesmo que passou a se chamar ELLUS (Em Latim: Ligação). Em sua primeira apresentação o Quarteto ELLUS cantou a música Descubra já o Seu Dom, do Quarteto União, durante um batismo. Tendo como a primeira formação:

I tenor – Jeremias Vieira; II Tenor – Odair José; Barítono – Jorge Rocha; Baixo – Fabrício Lisboa.



1999 – O Quarteto faz sua primeira viagem;

O Quarteto se apresentou em um festival de música realizado no Colégio Adventista de Fortaleza.



2000 – O Quarteto sofre um acidente;

Na volta de uma apresentação em Joselândia, o condutor do veiculo perdeu o controle do carro e saiu da estrada, batendo em várias estacas. Contudo não houve feridos.



2001 – Jorge Rocha, barítono do quarteto, afastou-se do mesmo e em seu lugar assumiu como novo barítono, Magno Alfredo.



2003 – Odair afasta-se do quarteto.

O II tenor Odair José, por motivos de estudos, teve que ausentar-se da cidade e o Quarteto contou com a ajuda de Wanderson Lima para fazer a voz do II tenor.



2004 – Odair afastou-se definitivamente do Quarteto e Fabrício, que fazia o baixo, mudou-se para Codó. No mesmo ano Roneyvaldo chega à cidade de Coroatá vindo de Codó.



2005 a 2009 – Houve uma paralisação do quarteto.

Com a saída de Odair e Fabrício e posteriormente a ida de Magno Alfredo para Bolívia, o quarteto foi desfeito. Nesse tempo, Roneyvaldo, Thiago Resende que cantava desde criança na Igreja e Jeremias se uniram para formar O Trio HARMONY, que perdurou por três anos.



2010 – A retomada do Quarteto ELLUS.

A convite de Jeremias Vieira, Odair retorna ao Quarteto ELLUS, juntando-se a Thiago e Magno Alfredo. Por dois meses tentaram reerguer o quarteto, tarefa árdua, devido à rotina de trabalho do II tenor Odair José, que teve que se afastar novamente do quarteto.

Foi então que Roneyvaldo veio para fazer o I tenor e Jeremias II tenor.

Neste mesmo ano, Roneyvaldo foi estudar em Caxias, e o quarteto contou com a ajuda de Antonio Magno para fazer a voz de II tenor durante a sua ausência.

Formação atual:

I tenor: Roneyvaldo Reis; II tenor: Jeremias Vieira; Barítono: Thiago Resende; Baixo: Magno Alfredo.





Por : Ana Tália Coelho







terça-feira, 23 de novembro de 2010

( Preservativos) POLÊMICA NA IGREJA CATÓLICA!




A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(CNBB), portavoz da Igreja Católica no país,evitou ontem a polêmica criada em torno da declaração do papa Bento XVI,que admitiu a utilização de preservativos em certos casos para reduzir o risco de transmissão do vírus da AIDS. Em um livro que será lançado hoje na Alemanha e na Itália,Bento XVI afirma que o uso de preservativos é aceitável "em certos casos".

JUSTIN BIEBER FOI DESTAQUE NO AMERICAN MUSIC!



O jovem ídolo canadense Justin Bieber foi o grande destaque da premiação do American Music Awards no domingo, superando Eminem e levando quatro prêmios, incluindo o de artista do ano.O novo rosto do pop também levou as estatuetas de melhor albúm pop,artista revelação e artista pop masculino favorito.Os prêmios são determinados pela votação dos fãs na internet, e o astro de 16 anos foi sem dúvida o mais votado.Seus milhões de fãs representam uma parte significativa na troca de mensagens no Twitter.

ESTUDANTE PAULISTA DISCRIMINA NORDESTINOS NO TWITTER E É DEMITIDA !


TRF 5ª Região proíbe cobrança pelo fornecimento de diploma Luiziane Lins, Prefeita de Fortaleza, dando uma de “Papagaio de Pirata” no Discurso da Vitória de Dilma. →Mayara Petruso, estudante de direito, processada pela OAB/PE por racismo contra os nordestinos

Publicado em 3 novembro, 2010 por Luiz Arthur





Recebi por E-mail a notícia de que a estudante de direito Mayara Petruso postou na internet mensagens de racismo contra os nordestinos por culpá-los pela vitória da Dilma na disputa preesidencial. Abaixo seguem as mensagens e a notícia publicana no site CONJUR. Essa estudante deve ser punida exemplarmente pela justiça, pois se trata de pessoa esclarecida o que agrava ainda mais a ofensa.







OAB-PE processa aluna de Direito por racismo

A OAB de Pernambuco entrou com ação contra uma jovem paulista acusada de publicar mensagens racistas no Twitter e no Facebook. Segundo a OAB-PE, a estudante de direito fez uma série de ataques contra os nordestinos no domingo (31/10), após a eleição da presidente Dilma Rousseff (PT). A informação é do portal da revista Exame.



Depois de atribuir a vitória da petista à votação obtida pela candidata nos estados do Nordeste, ela publicou em sua conta mensagens como “Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.



Após o anúncio do resultado das eleições, uma série de mensagens preconceituosas e difamatórias contra nordestinos foram publicadas no microblog. O site “Xenofobia Não” capturou e republicou algumas delas. O assunto apareceu entre os Trending Topics do Twitter na noite de domingo.



A estudante deverá responder por crime de racismo e incitação pública de prática de crime, com penas previstas de dois a cinco anos e de três a seis meses ou multa. A jovem excluiu suas contas no Twitter e no Facebook, redes sociais em que ela publicou os ataques.



Questão de ética

Nesta quarta-feira (3/11), o escritório de advocacia Peixoto e Cury Advogados alegou que já havia demitido Mayara Petruso antes do episódio preconceituoso no Twitter. Petruso trabalhava como estagiária no escritório e seu nome passou a ganhar notoriedade nas redes sociais (em alguns casos associado ao escritório) por ter postado mensagens discriminando nordestinos no Twitter. “Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”, tuitou, após a vitória de Dilma Roussef nas eleições presidenciais.



O escritório de advocacia informou em nota que “Mayara Petruso foi sua estagiária, porém, não faz mais parte dos quadros do escritório”. A empresa afirma só ter descoberto o ocorrido pela mídia e nega que a demissão tenha sido causada pelo episódio no Twitter. Sem revelar datas ou especificar motivos, “por uma questão de ética”, a assessoria de comunicação do escritório confirmou ao portal UOL mais de uma vez que Mayara foi demitida antes do episódio que ganhou repercussão na web.



Ainda que a estudante tenha removido o perfil da rede social, vários usuários deram prints nas mensagens e postaram em sites como o xenofobianao. Outra informação provavelmente retirada de seus perfis em redes sociais foi o local onde ela trabalhava: o escritório de advocacia. Confira abaixo o comunicado da empresa na íntegra (a informação sobre as datas foi passada ao portal UOL por telefone):



“O Peixoto e Cury Advogados confirma que a estudante de Direito, Mayara Petruso foi sua estagiária, porém, não faz mais parte dos quadros do escritório. Com muito pesar e indignação, lamenta a infeliz opinião pessoal emitida, em rede social, pela mesma, da qual apenas tomou conhecimento pela mídia e que veemente é contrário, deixando, assim, ao crivo das autoridades competentes as providências cabíveis.”



Segue o post publicado no blog www.revistaforum.com, bem esclarecedor:



A estudante de Direito Mayara Petruso atendendo ao chamado da campanha tucana que transformou a campanha numa guerra entre gente limpinha e a massa fedida, principalmente a que reside no Nordeste e vive do Bolsa Família, escreveu as mensagens reproduzidas acima na noite de domingo, logo após o anúncio da vitória de Dilma Roussef.



A estudante é uma típica paulistana de classe média alta. Um tipo que não gosta de estudar, adora consumir e que considera nordestino um ser inferior. Nada mais comum em almoços de domingo nos ambientes dessa elite branca paulistana do que ouvir gente falando coisas semelhantes ao que escreveu Mayara Petruso na sua conta no twitter. Na cabeça da menina, ela não deve ter falado nada demais. Afinal, é isso que deve ouvir desde criança entre familiares e amigos.

 

Mas há outras comunidades que revelam mais profundamente a alma da “artista” que escreveu o post mais famoso do pós-campanha. Um post que levou o debate sobre a questão do preconceito ao Nordeste ao TT mundial no twitter.



A elas: “Perfume Hugo Boss, Eu acho sexy homens de terno, Rede Globo, CQC, MTV, Magoar te dá Tesão? e FMU Oficial”.



Não vou comentar suas comunidades “Eu acho sexy homens de terno” e nem “Magoar te dá tesão?” por considerar tais opções muito particulares. Mas em relação ao fato da moça estudar na FMU, a Faculdade Metropolitanas Unidas, queria fazer algumas considerações. Nada contra a instituição ou aos que nela estudam, mas pela situação social da garota, ela deve ter estudado em escola particular a vida inteira e se fosse um pouco mais esforçada teria entrado numa faculdade onde a relação candidato/vaga é um pouco mais dura.



Ou seja, como boa parte dessa classe média alta paulistana, Mayara é arrogante, mas não se garante. Muita garota da periferia, sem as mesmas condições econômicas que ela deve ter conseguido vôos mais altos, deve já ter obtido mais conquistas do que a de poder consumir o que bem entende por conta da boa situação financeira da família.



Ontem, Mayara pediu desculpas pelo “erro”. Disse que afinal de contas “errar é humano” e que “era algo pra atingir outro foco” e que “não tem problema com essas pessoas”. Não desceu do salto alto nem pra se penitenciar. Preferiu fazer de conta que era uma coisa menor, ao invés de pedir perdão, afirmar que era um erro injustificável e que entendia toda a revolta que seu post produzira.





“MINHAS SINCERAS DESCULPAS AO POST COLOCADO NO AR, O QUE ERA ALGO PRA ATINGIR OUTRO FOCO, ACABOU SAINDO FORA DE CONTROLE. NÃO TENHO PROBLEMAS COM ESSAS PESSOAS, PELO CONTRARIO, ERRAR É HUMANO, DESCULPA MAIS UMA VEZ.”



Ela foi criada para isso. Para dispensar esse tipo de tratamento a nordestinos e pobres e por isso a dificuldade de ser mais humilde. É difícil para esse grupo social entender que preconceito é crime por ensejar um tipo de xenofobia que coloca quem o pratica no mesmo patamar de um tipo como Hitler. Ela odeia nordestinos. Ele odiava judeus. A diferença é que ela não pode afogar de fato aqueles que vivem na parte de cima do mapa. Já o alemão pôde fazer o que bem entendia com aqueles que julgava ser um estorvo na sociedade que governava.



Mas Mayara é o produto de um tipo de discurso. Ela não merece ser responsabilizada sozinha por isso. Talvez seja o caso de alguma entidade vinculada à cultura nordestina mover um processo contra a estudante. Menos pra tirar dinheiro ou coisa do gênero, mais para utilizar o caso como exemplo. E fazer com que ela atue em espaços vinculados à cultura da região para aprender a ter mais respeito com a história e com o povo dessa parte do Brasil.



Os verdadeiros culpados são outros. São aqueles que com seus discursos preconceituosos têm alimentado esse separatismo brasileiro. E em boa medida isso se dá pela nossa “linda e bela” mídia comercial e mesmo pela manifestação de um certo setor da política que sempre que pode busca justificar a vitória da aliança liderada pelo PT como produto do “dinheiro dado a essa gente ignara e preguiçosa que vive no Nordeste a partir do Bolsa Família”. Ou Bolsa 171, nas palavras de Mayara.



Mas esse comportamente também é produto de um tipo de preconceito velhaco que nunca foi combatido de forma educativa e que é alimentado diariamente nos ambientes familiares dessa elite branca. Cláudio Lembo sabia do que estava falando quando usou essa expressão. Ou começamos a discutir esse preconceito com seriedade, tentando combatê-lo com leis claras, educação e cultura ou corremos o risco de mesmo avançando em aspectos econômicos, retroceder do ponto de vista de outras conquistas democráticas.



Afinal, ainda há quem ache que pregar a morte daqueles que pensam diferente é apenas um problema de foco.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vem aí dia 26 nesta sexta feira! ( 5 reais apenas)