Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

OS POSSÍVEIS SECRETÁRIOS DO NOVO GOVERNO DE ROSEANA!






A reforma administrativa do governo começa a tomar forma. A governadora Roseana Sarney (PMDB) está fechando os últimos detalhes e os nomes do primeiro escalão.



A grande dúvida continua sendo a Secretaria de Educação. A pasta está reservada ao PT, que ainda não apresentou um nome. Na falta de opção, a governadora estuda até trazer um técnico de fora. Tem sido recebida como piada nos meios políticos, a informação que a interina Olga Simão poderia ser efetivada no posto. O que está certo é apenas a prorrogação de sua interinidade.


Uma das certezas da reforma é a fusão das secretarias de Planejamento e Administração. A exemplo do Governo Federal, a nova secretaria deverá se chamar Planejamento, Orçamento e Gestão. O titular vai ser mesmo Fábio Gondim.



Não é certo a fusão das secretarias de Cidades e Infraestrutura. Tudo porque Roseana quer montar a estrutura estadual parecida a do Governo Federal, onde as duas pastas caminham lado a lado. Apesar da resistência de boa parte da classe política, o deputado Max Barros (DEM) vai voltar para a Infraestrutura.


Segundo aliados do democrata espalham na Assembleia, a fusão seria um desejo dele em administrar as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) com objetivo de viabilizar seu nome a uma possível disputa pela Prefeitura de São Luís em 2012, plano este que a governadora não tem conhecimento.


Nos últimos dias o nome do deputado Joaquim Haickel (PMDB) voltou a ser comentado fortemente para a Secretaria de Ciência e Tecnologia. O certo é que atual titular da pasta, Lauro Assunção, não fica. O deputado não-reeleito Chico Gomes (DEM) é cotado para as secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Agrário ou Desenvolvimento Social.


Conforme antecipou o blog semana passada, o prefeito Luis Fernando Silva (Ribamar) está confirmado na Casa Civil. Ele deve renunciar ao mandato nas próximas semanas. Apesar do movimento de entidades culturais, Luiz de Nazaré Bulcão está confirmado na Cultura. E tome Bicho Terra e Boi Barrica!


Helena Haickel, casada com um primo de Joaquim, fica na Procuradoria Geral do Estado. No entanto, quem está mandando e desmando no órgão é o ex-procurador-geral José Cláudio Pavão Santana. Aluísio Mendes e José Márcio Leite permanecem na Segurança e Saúde, respectivamente. A cobiçada Secretaria de Esportes deve continuar sob o comando do atual secretário Sousa Neto.



Não é certa a permanência de Washington Rio Branco no Meio Ambiente. De qualquer forma, caberá ao PV indicar um nome. Os ex-secretário João Abreu (Casa Civil) e Jorge Murad (Planejamento) não ocuparão cargos no governo. Já o empresário Cláudio Azevedo é nome certo no Sebrae.




Apesar da gestão compartilhada com a União, Roseana vai indicar o futuro substituto de Hermes Ferreira no Porto do Itaqui.












0 comentários:

Postar um comentário