Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

terça-feira, 10 de maio de 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS



18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes










No ano passado foram denunciados 15.345 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo dados do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, em 2009 houve 9.638 registros de abuso sexual, 5.415 de exploração sexual, 229 de pornografia e 63 de tráfico de crianças. E só nos quatro primeiros meses de 2010, já foram contabilizadas cerca de quatro mil ocorrências de violência sexual contra meninos e meninas. Para alertar sobre situação, o Brasil instituiu, desde 2000, pela Lei 9.970, a data 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Para Karina Figueiredo, secretária geral do Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o 18 de maio foi criado para ser um dia de mobilização em todo o País. “Não podemos ficar falando para nós mesmos. A problemática existe e devemos pensar coletivamente em estratégias de combate”, lembra. E são tanto as ações pontuais quanto as mais amplas que ajudam a identificar e combater o problema, que deve ser enfrentado tanto pelo poder público quanto pela sociedade, incluindo não só o terceiro setor, mas também a família e a escola. Com o lema “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, o Comitê Nacional de Enfrentamento promove diversas atividades para o 18 de maio. Já em seu segundo ano, a campanha traz uma flor como emblema, símbolo da infância e da vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual.

São duas as estratégias pensadas pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, grupo que une sociedade civil e governo na construção da agenda para o 18 de maio. Além da mobilização, que reúne representantes do sistema de garantia de direitos, autoridades do Poder Executivo e população em diversos eventos, também está sendo elaborada uma pauta política para que se leve para a agenda pública o combate à violência sexual na dimensão de proteção dos direitos humanos.

Para isso, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) está coordenando a revisão do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil. O grupo de trabalho empenhado nessa finalidade é composto pelo Comitê Nacional de Enfrentamento e Comissão Intersetorial de Enfrentamento. Estados e municípios também colaboram, levantando subsídios para as propostas. Em várias unidades federativas, inclusive, os comitês estaduais já se reúnem e promovem a troca de informações e avaliação sobre as atividades locais






Em sua 3ª reunião extraordinária FOJUC ecolheu sua nova coordenação‏







A juventude organizada compareceu nesta manhã de sábado (14.05) no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR para, participar da terceira reunião extraordinária do Fórum Municipal da Juventude de Coroatá – FOJUC, a quarta desde sua criação em 19 de fevereiro de 2008.

A plenária, reunião dos jovens de entidades representadas no fórum, discutiu estratégias para a implantação do Sistema Municipal de Juventude em Coroatá - formado pela Secretaria, Fundo e Conselho -, a homenagem póstuma ao estudante Manoel Lopes Magalhães Filho - falecido em fatídico acidente em outubro de 2006 (a caminho da Macaúba juntamente com também estudante Joaquim Borges), a etapa municipal da 2ª Conferência Municipal de Juventude e, ainda, elegeu a sua nova coordenação.

A reunião contou com a participação do presidente do STTR, Antonio Viana, e o vice-prefeito, Domingos Alberto (PT), que em visita ao sindicato acompanhou parte da reunião do FOJUC. Domingos Alberto manifestou seu interesse em assumir a luta da juventude coroataense, inclusive participando de audiência dos representantes juvenis com o prefeito municipal, Luis Mendes, na próxima semana. A audiência com o prefeito será usada para levar a Luís Mendes as reivindicações e resoluções aprovadas na reunião.

O ponto mais polêmico da reunião foi à eleição “consensual” da nova coordenação do FOJUC, após quase uma hora de discussões acaloradas para a coordenação, o Prof. João Baiano foi aclamado seu primeiro presidente - já que anteriormente a organização era coordenada por uma comissão de doze secretários.

Participaram da reunião as entidades Instituto Yrê/CUFA Coroatá, Juventude de Coroatá em Ação - JCA, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - STTR, Organização Social São Vicente - OSSV, Liga Independente de Futsal - LIFU, Associação dos Deficientes Físicos de Coroatá – ADFCO e o Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS - GAPAC.

A 3ª reunião extraordinária foi presidida pelo coordenador do Instituto Yrê/CUFA Coroatá, Cleo Freitas, que coordenou os trabalhos FOJUC desde a sua criação, renunciou a uma reeleição certa em favor da renovação da liderança nos movimentos sociais juvenis. O então coordenador foi eleito para a Secretaria da nova mesa diretora do FOJUC.

“Meus agradecimentos aos companheiros que apoiaram a minha candidatura, mas que entenderam o meu posicionamento: Saddam Hussein (GSAV), Cici Almeida (LIFU), Cosme Sousa (LIFU) e Joelson Sousa (Coordenação Pró-UMES)”, escreveu Freitas em sua Carta a Juventude divulgada na noite que ocorreu a eleição, e continuou: “assim como respeito a orientação daqueles que, através da apresentação de um novo nome, planejam outros rumos para o FOJUC, por isso vou continuar me doando – como faço desde sua criação - para a organização deste espaço que catalisa os anseios da juventude organizada coroataense”, finalizou.

                                                                                    (reportagem feita pelo blog Coroatá Online,por Antonielson Sousa)







Enquete: O que você achou do beijo gay em "Amor & Revolução"?


Novela do SBT exibiu a primeira cena fictícia do gênero da TV aberta do Brasil







Foi uma cena histórica. A novela "Amor & Revolução", exibida pelo SBT às 22h15, mostrou no capítulo de quinta-feira (12) o primeiro beijo gay no mundo da teledramaturgia brasileira, em TV aberta.

A advogada Marcela (Luciana Vendramini) declarou-se à jornalista Marina (Giselle Tigre), e Marina pediu um beijo. Após a cena, Marina ficou desconcertada, enquanto Marcela indagou se tem alguma chance com a amiga.

O autor Tiago Santiago tem desenvolvido as duas personagens com bastante cuidado e sensibilidade. Marcela e Marina, inseridas no contexto da série - que se passa nos anos 60 -, lembram as atormentadas lésbicas problemáticas criadas pela escritora Cassandra Rios nas décadas de 50 e 60, e também as professoras interpretadas por Shirley McLaine e Audrey Hepburn no filme "Infâmia", de 1961.

Independente do desfecho das personagens no final da novela, o importante é que o beijo gay aconteceu. Anteriormente, outras novelas haviam ameaçado exibir o aguardado beijo, mas nunca chegaram às vias de fato.

No setor "beijos verdadeiros", o programa "Fica Comigo", da MTV Brasil, exibiu um beijo gay entre dois rapazes já em 2001, há dez anos. Mas no mundo da ficção televisiva, o beijo entre Marcela e Marina foi o pioneiro.




Edinho Lobão segue sedado, mas não corre risco de morte







O senador Edison Lobão Filho (PMDB), mais conhecido como Edinho Lobão, de 46 anos – que sofreu um grave acidente no último dia 12/05 à noite, em Paço do Lumiar –, permanece sedado e respirando por aparelhos, mas seu estado é considerado estável pela equipe médica que o assiste, no UDI Hospital. Ele não corre risco de morte, segundo os médicos. Edinho seria submetido, nesta tarde, a uma cirurgia para “correção de ferimentos na face”, de acordo com boletim médico divulgado pelo hospital. Não há previsão de alta.
                                       A D-20 envolvida no acidente teve a parte da frente destroçada








O senador fraturou a bacia, o nariz, o fêmur e o joelho da perna esquerda, e duas costelas, o que provocou a perfuração do pulmão esquerdo. Ele não teve traumatismo craniano.

Logo que chegou ao UDI, ele foi levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e submetido a uma tomografia computadorizada e depois a uma drenagem no tórax para controlar o sangramento interno.

Socorrido por Marquinhos Regadas – Assim que escutaram o barulho do impacto, três lavradores do bairro Curimata – que fica próximo ao local do acidente – vieram em socorro das vítimas.

João Félix da Silva, Lúcia Helena de Souza e Rafael de Souza  encontraram o senador lúcido, mas reclamando muito de dores. Ele perdia muito sangue, principalmente do ferimento na testa e do nariz. Os lavradores também disseram que logo apareceu um carro – do piloto do helicóptero, Thiago Medeiros, que vinha logo atrás do senador.

Em seguida, o empresário Marcos Regadas Filho, o “Marquinhos” (dono da Construtora Franere), foi comunicado do acidente pelo celular e dirigiu-se ao local, transportando imediatamente Edinho ao UDI Hospital.



Maranhão está entre estados com menos armas apreendidas








 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou  dados atualizados da quantidade de armas e acessórios apreendidos pelos Tribunais de Justiça dos estados brasileiros. Ao todo, foram recolhidos 755.256 itens.
O estado que lidera as apreensões é o Rio de Janeiro, com mais de 552 mil armas e acessórios. O número representa mais de 2/3 do total nacional. Ele é seguido por São Paulo (51.654), Minas Gerais (42.423) e Rio Grande do Sul (19.566).

Entre os estados com menor número de itens apreendidos estão Piauí (326), Roraima (396) e Maranhão (622).




            AMIZADE X FALSIDADE!





Toda máscara um dia cai
Homéns e mulheres doentes...
Portadores do vírus da infidelidade.
A amizade é uma virtude doada por Deus !
Há quem saiba ser falso amigo!
É de fato, é realidade.
Homéns e mulhertes doentes...
Traíram-se a si própio...
Como Judas traiu Jesus.
A boa amizade é moral de conduta...
A verdadeira amizade nasce de príncípios!
Ser amizade é ser irmão de verdade,
Sem falsidade!
Ser amigo é encontrar no outro o amor!
É reconhecer o amor!

Por ser "Jóia Rara"...
Nem todos a possuem...
A "Verdadeira Amizade"!



Portanto, só se sabe o que é ser bom amigo...
Aquele que é bom irmão!

Certamente, aquele que sabe ser amigo...
Terá suas "Jóias" para guardar...
Eternamente no culto de seu coração
Seus "Eternos Amigos"!


Nesta caminhada terrena
Muitas provas se apresentam...

E uma das mais doloridas
São aquelas que envolvem os falsos...

Pois, o falso...
Ele fere um coração verdadeiro
E amigo,

O seu veneno é a traiçaõ...
A mesma serpente que feriu
Eva e Adão



"Aos que me atiraram pedras o meu muito obrigado, porque com elas estou construindo o meu grande Castelo"

                           João Baiano







MORRE O DANÇARINO QUE ERA CONHECIDO PELA ACUNHA DE "LACRAIA"!




           "Morte de Lacraia é o assunto mais comentado do Twitter"





A morte de Marco Aurélio Silva da Rosa, mais conhecido como a dançarina Lacraia, já é o assunto mais comentado no Twitter no Brasil. O nome dela aparece em primeiro lugar nos Trending Topics do Rio, do Brasil e em segundo no mundial.

Alguns famosos também já se manifestaram na rede social. "Tadinha da Lacraia. Bom menino/a! Agora é caminho de luz para ele e aguentar a Sonia Abrãao!! (brincadeirinha sonia!!)", brincou Astrid Fontenelle.

"Que notícia triste meu Deus! A Lacraia era só alegria, nunca a vi chorar!", lamentou Solange Gomes.

"Que Deus conforte o coração da família da Lacraia. Neste momento só precisamos de pessoas ao nosso lado nos dando certeza do quanto somos e mesmo partindo, continuamos queridos. Lacraia descanse em paz, você nos trouxe muita alegria. Será nossa eterna Lacraia. Descanse em paz", comentou a funkeira Perlla.

"Ah poxa, eu queria tanto ter conhecido a Lacraia, ela era de responsa, quem conhecia tinha muito respeito. Descanse em Paz!", lamentou a atriz Thalma de Freitas.


Lacraia morre aos 34 anos



Segundo informações da assessoria de imprensa do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, no Rio de Janeiro, Lacraia morreu nesta terça-feira (10), por volta das 5h. Lacraia estava internada e tinha uma doença crônica, que não foi informada pelo hospital, a pedido da família.

A notícia da morte foi dada pelo promoter David Brazil em seu Twitter. Lacraia fez sucesso ao lado de MC Serginho no início desta década, quando participaram de muitos programas de TV embalados pelo hit Eguinha Pocotó.









QUALIDADE DE VIDA


Os benefícios da música





A música é arte e ciência de combinar os sons de modo agradável ao ouvido, segundo o dicionário Aurélio. A palavra é de origem grega: musiké téchne, cujo significado é a “arte das musas”.

Pesquisas revelam que a música é praticada desde a pré-história, e conseguiu ultrapassar barreiras sociais. Hoje, está presente no mundo inteiro, seja na área militar, educacional, festas e rituais religiosos.

Ela também é capaz de propagar uma ideologia com fins políticos e mudanças de comportamento.



Musicoterapia

A música tem duas diretrizes: ela pode levar à depressão, mas também pode ser utilizada para o bem-estar pessoal. A musicoterapia, por exemplo, utiliza a melodia como mecanismo para a reabilitação de pacientes.

“É comprovado cientificamente que a musicoterapia causa efeitos no corpo, melhorando a respiração, o emocional, o raciocínio lógico e as estruturas cardíaca e muscular”, explica Orlene Queila Oliveira, coordenadora de musicoterapia da Escola São Francisco, em São Paulo, e professora da Faculdade Paulista de Artes.

Pacientes com Mal de Alzheimer, infarto, paralisia cerebral e autistas são os que mais têm procurado essa forma de tratamento, segundo a especialista. “A musicoterapia se mostra como uma das ciências que têm o maior resultado com pacientes autistas”


 



EDUCAÇÃO



Governo brasileiro concederá bolsas de estudo no exterior

Serão 75 mil até 2014








A presidente Dilma Rousseff declarou, nesta segunda-feira (9), que o Governo Federal concederá 75 mil bolsas de estudo no exterior até 2014. “É um desafio grande, mas podemos alcançá-lo”, disse Dilma, revelando que atualmente há cerca de 5 mil estudantes brasileiros em países como Estados Unidos, França e Alemanha.

Segundo a presidente, o Brasil dará um “grande salto” no desenvolvimento com as bolsas no exterior e com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

“Temos que lembrar que o Brasil precisa de mão de obra qualificada para prosseguir nesse novo ciclo do seu desenvolvimento”, disse Dilma, afirmando também que o Governo concluirá 81 novas escolas técnicas em 2010 e mais 200 até 2014, totalizando 555 com as já existentes.

Os cursos técnicos disponíveis, segundo a presidente, são de áreas como culinária, hotelaria e informática. Dilma afirmou também que o popular “Sistema S” de ensino (Senai, Senac, Senar, Senat e Sescoop) será ampliado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


































 






1 comentários:

Coroatá Jornalismo disse...

Obrigado companheiro! quero logo poder lê o seu livro...abraços deste blogueiro..

Postar um comentário