Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Vacina contra H1N1 pode dar falso positivo para HIV,diz Anvisa





A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta sexta-feira (21) que as pessoas que tomaram a vacina H1N1, contra a nova gripe, podem ter resultado positivo para resultado positivo para HIV mesmo sem ter o vírus que provoca a AIDS. Segundo a agência, o falso resultado positivo pode ocorrer até 112 dias após a pessoa ter se vacinado contra a gripe.

O falso resultado acontece porque a vacina contra a gripe aumenta a produção de um anticorpo, chamado de IgM (o primeiro batalhão de defesa do organismo), que “engana” o Elisa, o teste mais comum feito no Brasil para diagnosticar o vírus da AIDS. Essa reação faz o organismo reproduzir uma condição parecida com aquela de quem tem o vírus HIV.
( fonte da informação : Anvisa)



                    

1 comentários:

Ministério da Saúde disse...

Emerson,
A informação que consta na nota da ANVISA se referia aos primeiros estudos apresentados pelos laboratórios produtores durante o registro das vacinas naquela Agência, portanto, correspondiam as informações disponíveis no ano passado. A partir da vacinação realizada inicialmente nos países do Hemisfério Norte, desde novembro de 2009, e a vacinação em curso nos países do Hemisfério Sul, incluindo o Brasil, a partir deste ano, tem trazido informações sobre a segurança desta vacina. Estas informações baseadas em mais de 400 milhões de doses já aplicadas – 84 milhões no Brasil – evidenciam que os eventos adversos associados a vacina são raros e, quando ocorrem, de leve intensidade. Estas informações foram divulgadas pela OMS em seu último informe técnico sobre a vacinação no mundo. A campanha de vacinação começou ano passado no Hemisfério Norte e até hoje não houve nenhum registro na Organização Mundial da Saúde que associasse a vacina diretamente a efeitos graves ou morte. Isso são dados científicos oficiais e o Ministério da Saúde, que é uma entidade oficial, precisa se basear neles para aferir a segurança da vacina. O Ministério da Saúde está cumprindo com sua responsabilidade com a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros. A vacina contra Influenza H1N1 é segura e eficaz. Boatos difundidos pela internet é que prejudicam a prevenção contra o vírus.

Att,
Ministério da Saúde
comunicacao@saude.gov.br

Postar um comentário