Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

terça-feira, 27 de abril de 2010

FLÁVIO DINO VISITA COROATÁ


                                           professor João Baiano com Flávio Dino

No dia 16 de abril, Coroatá acolheu com muito afeto a visita do deputado federal Flávio Dino (pré-candidato) ao governo do estado do maranhão. Leia abaixo as principais partes do discurso de Flávio Dino:
“A razão de nós estarmos aqui nessa noite é uma visão do que o Brasil é, do que o Brasil pode ser, do que o Brasil será e uma avaliação do que o Maranhão é, do que ele do que ele pode ser, do que ele será ou daquilo que ele não será. É como se nós tivéssemos num trem e o Maranhão achou o caminho para puxar esse trem, só que nós estamos no último vagão desse trem. De cada 1000 crianças que nascem no maranhão, muitas morrem antes de completar 1 ano de idade, é o que podemos ver nos dados sobre a mortalidade infantil do nosso estado, quando essas crianças tiverem 16 anos, somente metade terá terminado o ensino fundamental a antiga 8º série (hoje 9º ano) e quando estiverem com 19 anos, somente metade de 25% terá completado o ensino médio o antigo 2º grau.
Uma criança que nasceu aqui no maranhão, aqui em Coroatá, se difere de uma criança que nasceu em Brasília, a criança do maranhão tem uma expectativa de vida 8 anos menor do que a expectativa da criança que nasceu em Brasília.É como se houvesse uma condenação antecipada, se a criança de Brasília viver 70 anos o maranhense terá vivido 62 anos.
Quando me refiro que o maranhão está no último vagão do trem é porque programas federais, como o luz para todos e outras políticas sociais estão ligados aos problemas que aqui foram apresentados pela população coroataense. Como é que nossos governantes muitas das vezes deixaram que o Brasil deixasse de ser um país rico, com o povo na mercê da pobreza?! E essa é a marca da vida brasileira de sempre, a marca da injustiça social, a novidade que se produziu no Brasil, faz com que o país seja ouvido hoje no mundo e é exatamente a idéia de como nós podemos fazer com que tenhamos um país rico, onde divida adequadamente a riqueza.
Nós temos esse cenário de prosperidades no Brasil e no maranhão pela frente, em razão disto é que estivemos aqui discutindo essas importantes colocações nessa noite companheiros e companheiras de Coroatá. Um forte abraço ao povo Coroataense!
FLÁVIO DINO

0 comentários:

Postar um comentário