Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

últimas notícias

Pastoral da Juventude realiza o 4º Encontro Estadual de Base da PJ  do Maranhão em Coroatá!




JUVENTUDE EM MASSA QUE LOTOU A CATEDRAL NOSSA SENHORA DA PIEDADE!




PROF.JOÃO BAIANO QUE PARTICIPOU DA MISSA DA JUVENTUDE REALIZADA PELA PJ!


Arrastão com a juventude!



Prof.João Baiano  participou de todo o arrastão com a juventude!


O 4º Encontro Estadual de Base da PJ (Pastoral da Juventude) do Maranhão aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de Julho na cidade de Coroatá. Aproximadamente 600 jovens de todo o Maranhão vivenciaram uma momentos de fé e troca de experiências.

Esse encontro já é o quarto realizado pela PJ do Regional Nordeste V, e teve como objetivo geral: Olhar para a experiência dos grupos, a partir das primeiras comunidades valorizando seus atos e sua missão, junto a juventude e aos adolescentes maranhenses apresentando Jesus como modelo de vida e Missão.

O Encontro recebeu a assessoria do Padre Wander Torres Costa (Vandinho), assessor nacional da PJ, e teve também a presença dos Bispos Dom Sebastião Bandeira (bispo de Coroatá) e Dom Vilsom Basso (bispo de Caxias, e bispo referencial da juventude no MA.).

As 12 dioceses do estado estiveram festejando esse momento da PJ do Maranhão e a cidade de Coroatá se alegrou com a chegada dessa turma que sacudiu a galera coroataense mostrando que se é possível ser jovem e ser Cristão.

O evento contou com a presença do Professor João Baiano (presidente do Fórum Municipal da Juventude de Coroatá – FOJUC), que trocou experiências de sua militância no movimento de juventude com vários jovens maranhenses. Professor João participou também do arrastão da Juventude com a PJ pelas principais avenidas de Coroatá.




Sarneyquistão-resposta de Sarney sobre reportagem da revista veja







“Sobre a reportagem “Bem-Vindo ao Sarneyquistão” (29 de junho), abandonando as críticas pessoais, refuto os fatos.

O Maranhão não é o ultimo estado do país. É o 16° (IBGE), e seu PIB é superior ao de Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte e ao de oito estados mais.

O Brasil é a sétima economia mundial, mas seu IDH (um índice recente que não se pode generalizar como da pobreza de um país) é o 73° colocado, atrás da Albânia, Macedônia e etc. (Pnud 2010).

Não comando o Maranhão há 46 anos. Há 33 não disputo uma eleição no estado (desde 1978). Os governadores que me sucederam foram indicados em eleição indireta pelos militantes de 1964, à exceção de Luiz Rocha, Cafeteira, Lobão e Roseana, que quem conhece sabe que anda pelas próprias pernas e tem liderança forte, que disputaram eleições diretas. Não mandei em nenhum deles.

As leis que permitiram a venda de terras devolutas do estado não são minhas, e sim do governador Antônio Dino (Lei n°3002, de 13 de outubro de 1970) e do governador Pedro Neiva (Lei nº3230, de 6 de dezembro de 1971), que abriram as portas a latifúndio, grilagem e expulsão de posseiros e pequenos proprietários rurais.

Essa política tem minha discordância, e a Lei de Terras que fiz revogada por eles, elaborada por uma comissão que presidia por um notável homem de esquerda, Bandeira Tribuzi, visava justamente ao contrário, ordenar uma estrutura agrária em pequenas propriedades.

Assim, nenhuma responsabilidade tenho por essa política fundiária que considero ter sido danosa ao Maranhão. O historiador citado por veja, ninguém conhece no Maranhão como tal, e sim como um radical desequilibrado da oposição raivosa.

Se um homem só pudesse tornar estado em pobre ou rico, em cinqüenta anos o mundo seria diferente.

Para finalizar, a renda domiciliar do Maranhão na década passada cresceu 46%, enquanto em São Paulo somente 3% (IBGE).

Assim, o agravo, mais ao Maranhão do que a mim, é fruto de uma campanha feita pelos governos anteriores ao da Roseana, para desmoralizar o estado e atingir-me, nessa repetição absurda da pobreza do Maranhão.

José Sarney

Senador

Brasília DF.”



O ÚLTIMO ADEUS AO POLÍTICO ITAMAR FRANCO !








 Depois de receber as últimas homenagens em Juiz de Fora e em Belo Horizonte, o corpo do ex-presidente Itamar Franco foi cremado, no fim da tarde, em Contagem. Suas cinzas serão depositadas no túmulo de sua mãe.

No começo da tarde, a presidente Dilma Rousseff chegou para acompanhar a cerimônia. Além dela e da família, passaram pelo velório o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-governador José Serra, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Parlamentares e empresários, e muita gente do povo, deram seu último adeus ao político Itamar Franco.


Em Juiz de Fora

O corpo de Itamar foi velado durante todo o domingo em Juiz de Fora. Aproximadamente 30 mil pessoas passaram pelo velório, informou a Polícia Militar.

A cerimônia na cidade mineira foi acompanhada pelo vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB), e outros senadores, inclusive o ex-presidente Fernando Collor (PTB). Eles foram recebidos pelo senador Aécio Neves (PSDB).

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva também participou do velório em Juiz de Fora. Ele viajou a Minas Gerais acompanhado do presidente do PT, Rui Falcão, da senadora Marta Suplicy (PT) e do líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira.


MELHORES MOMENTOS DOS FESTEJOS JUNINOS EM COROATÁ


No Espaço Cidade



ARRAIAL DO COLÉGIO DIOCESANO




Na praça Sarney!
                            

PROGRAMA COROATÁ NA TV BATE RECORD EM AUDIÊNCIA NO DEBATE SOBRE CONCURSO PÚBLICO

(do blog Coroatá na TV)





um debate acirrado durante todo o programa com a participação dos advogados, vereadores e professores, o programa contou também com a participação de ouvintes e telespectadores com perguntas por telefone


                                  




Os advogados Dr. Manoel Sousa vale e Floriano Reis defenderam técnicamente a realização do concurso público de Coroatá. De acordo com os advogados diante da problemàtica sobre os questionamentos de interesses politicos, o mais importante acima de tudo agora é a legalização dos educadores e de outros profissionais que irão participar do certame, já que Coroatá vem se arrastando há décadas sem a efetivação jurídica na questão dos direitos que deverão ser concedidos aos trabalhadores, isso é uma aberração em Coroatá ainda se falar no primeiro concurso, isso é um verdadeiro absurdo, disse Dr. Floriano, porém ainda dá tempo para concertar os erros do passado com a efetivação desses profissionais. Os advogados disseram ainda que pelo que viram no Edital de convocação tudo parece legal diante dos tramites exigidos por lei, deixaram bem claro também que a manifestação deles como advogados conhecedores da causa estavam ali com o objetivo de contribuir juridicamente com informações técnicas a que lhes cabem e não por uma discussão politica, pois fugiriam de suas atribuições no contexto legal como profissional que são na área de advocacia. e certificou em uma só frase ..." com o concurso a prefeitura não está desempregando ninguem o que poderá acontecer é uma substituição de pessoas"









O Jornalista Eddy Lemos e Apresentador do Programa Coroatá na TV, fez uma inovação na edição do programa desta segunda feira dia, 04 de Julho / 2011, fez do programa um espaço aberto para discussões e debates sobre a questão do Concurso Público a ser realizado em Coroatá, para participar do programa foram convidados os advogados Dr: Manoel e Dr. Floriano, ambos da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, os vereadores Cássio Reis do PDT e lider do Governo na Camara, que não compareceu, mas, justificou sua ausência a acessoria do programa. e participaram ainda a convite do programa os vereadores Junior Buhaten PMDB, ala de oposição ao Governo Municipal e Gilmar Arruda PRB, ala Governista.

O programa Coroata na TV, utilizou como base para o debate as entrevistas concedidas pelo Secretário de Educação do Municipio de Coroatá Odair José e da Jornalista e Diretora do Instituto Ludos,Nailer Castro, ambos concederam ainda pela manhá uma entrevista coletiva a toda imprensa local inclusive para o Programa Coroatá na TV. A diretora falou sobre alguns processos em andamento contra o instituto porém disse que isso é praticamnete normal para uma instituição que já realizou no Maranhão e em outros estados como o Piaui por exemplo cerca de trezentos concursos públicos e disse que pessoas que por uma razão ou outra se sentem insatisfeitos e que buscam através da justiça o direito de saber se estão certos ou errados e afirma categoricamente que até agora não há absolutamente nada que venha a desabonar a idoneidade do isntituto LUDOS. o profesor Odair José deixou claro tambem em sua entrevista que tudo está sendo feito dentro dos preceitos exigidos por lei, que nada foge do padrão ético e moral, por isso vê no concurso a clareza e a transparência de ambas as partes, Prefeitura de
Coroatá e do referido instituto, de acordo com o Secretário o municipio hoje não quer mais passar pela mesma experiência de outrora quando o primeiro concurso foi embargado porque deixaram brechas para que outros encontrassem um motivo para naaão realizar o certame, agora não disse o professor, o concurso é pra valer.

O professor Carlito pediu esclarecimentos aos advogados presentes quanto a atual situação dos professores estatutários que pelo qual ele representa a classe no municipio de Coroatá, a pergunta foi devidamente esclarecida pelo advogado Dr. Manoel que tambem atendeu a dezenas de telespectadores e ouvites que fizeram a mesma indagação por telefone durante a realização do programa que durou por cerca de duas horas no ar.

Mesmo sendo da ala do governo Luis da amovelar o vereador Gilmar bateu forte no Secretário de Educação do Municipio de Coroatá Odair José e no Prefeito Luis da Amovelar alegando que projeto para realização do concurso deveria passar primeiro pela Camara Municipal, já que a lei aprovada mesmo por uma gestão da camara que pelo qual ele não chegou a fazer parte dá conta de que o concurso deverá ser feito para todas as áreas e não só apenas para (03) três seguimentos, Professores, Agentes Administrativos e Guadas Municipais por esse motivo ele é contra a realização do concurso e vai brigar na justiça para embargar o certame,
O mesmo tom foi utizado pelo vereador Junior Buhaten que disse não concordar com o concurso, e que vai fazer de tudo junto aos demais vereadores que tambem são contra o concurso para tentar a qualquer custo embargar o certame, diante do que falou duvidou tambem da idoneidade do Instituto que segundo ele já consta formalizadas algumas denuncias em municipios como Paço do Lumiar contra o referido Instuto LUDOS e que tudo isso poderá se somar a outras irregularidas que poderão se transformar em um certame de cartas marcadas onde só quem perde é o servidor público porque muitos deles poderão ficar desempregados e sem nenhum direito pelo tempo serviço prestado ao longo de toda a vida pelo municipio.
O programa Coroatá na TV espera que com essa Edição do programa que se transformou em um grande debate democrático possa ter contribuido para com os ouvintes e tespectadores do nosso programa com as informações necessárias a cerca da realização do concurso público no municipio de Coroatá o principal objetivo do programa é informar com ética e precisão e acima de tudo esclarecendo aos nossos telespectadores o que é de puro interesse da nossa comunidade Coroataense...O programa Coroatá na Tv agradece a todos que participaram direta ou indiretamente da nossa programação.





















0 comentários:

Postar um comentário