Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

terça-feira, 26 de abril de 2011

VARIADAS!

ESTADUAL (polícia)


Área nobre de São Luís é palco de tiroteio em plena luz do dia








Moradores e pedestres passaram por momentos difíceis no final da manhã desta terça-feira, 26, por volta das 11h45, na Rua do Pinho – Bairro do Renascença, área nobre de São Luís. O motivo foi um tiroteio envolvendo ocupantes de um Renault sedan e um Honda Civic, próximo à Panificadora São José. 

De acordo com populares, os dois veículos entraram na rua, sendo que o Civic seguia atrás do Renault; e que, em determinado momento, um ocupante do carro que estava na frente passou a atirar no detrás. Nesse momento, as pessoas começaram a correr apavoradas, sem saber o que estava acontecendo.

Uma guarnição da Polícia Militar foi deslocada até a Rua do Pinho, mas os carros já haviam saído em alta velocidade. Os policiais encontraram três cápsulas de pistola de uso restrito da PM e foram informados que uma delas tinha atingido o vidro do Civic.




DESCOBERTA

Aprenda a evitar olhos vermelhos em fotos





O problema é tão comum que, hoje em dia, não existe mais câmera que não ofereça algum tipo de “redutor de olhos vermelhos”. Estes recursos vão de uma luz auxiliar ou aquela piscada do flash antes da captura da foto até correções digitais, realizadas na própria câmera, depois que o estrago está feito. E, se a câmera não corrigir, não faltam opções de programas de tratamento de imagem que, com maior ou menor eficiência, prometem eliminar os desagradáveis olhos vermelhos.

Melhor do que consertar, no entanto, é evitar. E, para isso, precisamos entender por que algumas fotos com flash provocam olhos vermelhos e outras, não. Como todos devem imaginar, o problema é causado pelo reflexo da luz do flash no fundo dos nossos olhos, onde a grande concentração de vasos sanguíneos ajuda a produzir a coloração vermelha. Para combater os olhos vermelhos, então, é preciso impedir que esse reflexo chegue na lente da câmera.

Talvez você já tenha ouvido ou reparado que pessoas de olhos claros sofrem mais com esses reflexos. É verdade, mas não exatamente por causa da cor da íris, e sim porque elas também costumam ter menor concentração de melanina no corpo como um todo – inclusive no olho. Sem a melanina para absorver a luz, as chances de reflexo aumentam. E quanto aos animais, que freqüentemente exibem reflexos esverdeados em vez de vermelhos, não é que o sangue deles seja de outra cor, mas por causa das dimensões e pigmentos de seus olhos.


É tudo uma questão de ponto de vista


Imagine um triangulo cujos vértices estejam localizados no flash, na lente e no fundo do olho da pessoa a ser fotografada. Para a luz refletida atingir a lente, a ponta desse triângulo imaginário precisa “caber” na pupila do olho – aquele orifício escuro que se contrai quando olhamos para a luz e se dilata quando estamos em um ambiente escuro. Quanto mais dilatada a pupila, maiores as chances do flash produzir olhos vermelhos, pois o ângulo com que a luz consegue entrar e sair do olho aumenta.

É por isso que, em situações de pouca luminosidade (nas quais nossas pupilas se dilatam), a incidência de olhos vermelhos é maior. Isso explica, também, o funcionamento dos redutores de olhos vermelhos: a luz emitida pela câmera antes da captura, ao provocar a contração da pupila, reduz o ângulo em que o flash consegue atingir o olho e voltar para a lente.

A forma mais natural de evitar olhos vermelhos, no entanto, é deixar nossas pupilas em paz e mexer nos outros vértices do triângulo. Afinal, se diminuirmos seus ângulos, o ângulo do vértice que chega ao olho aumentará, eliminando o reflexo. E diminuir os outros ângulos é tão simples quanto aproximar a câmera da pessoa fotografada ou, se possível, afastar o flash da lente.

Já reparou que as câmeras mais avançadas costumam ter um flash do tipo pop-up, que se eleva acima do corpo da câmera quando é requisitado? É justamente para aumentar a distancia dele para a lente. Nas ultracompactas, por outro lado, as dimensões da câmera já são tão reduzidas que não há como afastar suficientemente o flash, o que faz com que elas sofram mais com olhos vermelhos.

Por fim, mesmo câmeras com flash externo, bem afastado da lente, podem ser afetadas pelo problema quando a foto é tirada de muito longe, pois a distância até o olho joga contra a separação do flash. Pior: como estes flashes costumam ter um alcance muito superior aos embutidos, seu uso a longa distancia, apontados para os olhos de alguém, praticamente garante os reflexos indesejados.

 

O que fazer na prática

No dia-a-dia, o que tudo isso quer dizer é que devemos evitar fotos com flash de pessoas olhando para a câmera em ambientes pouco iluminados, ficar o mais próximo possível delas (nada de zoom, portanto) e, se a câmera permitir, usar um flash externo mais distante da lente. Se o flash puder ser indireto, rebatido no teto ou difuso, melhor ainda.

Caso nada disso seja possível e a pessoa a ser fotografada estiver disposta a colaborar, sempre se pode pedir que ela olhe fixamente para alguma fonte de luz antes da foto ou que não olhe na direção da câmera. Se não, o jeito será apelar para as ferramentas de correção de olhos vermelhos, que reduzem a saturação desses tons e o brilho na região de cada olho. Ou então chutar o balde e fazer como na época do filme, em que algumas lojas de fotografia vendiam uma caneta hidrocor para você encobrir os reflexos já nas fotos impressas.



NACIONAL 





Latino se desentende com Preta Gil no Twitter





O cantor Latino não gostou da atitude de Preta Gil na última sexta-feira, na The Week do Rio. Ao anunciar o nome de Mirella Santos, na boate, a cantora brincou com o público dizendo: "E o Latino?" E os fãs gritaram: "Foda-se" A zoação, comum nas apresentações da baiana, não foi compreendida pelo cantor. "Te admiro muito! Só não consegui entender o por que você me xingou na The Week !? Sendo que nunca lhe tratei mal. Decepção!", escreveu Latino no Twitter.

Minutos depois, Latino escreveu uma nova mensagem no microblog: "Que linda a atitude da Preta! Me ligou aqui pra explicar que tudo não passou de uma brincadeira no show dela. O povo adora polemizar! Aff."








0 comentários:

Postar um comentário