Blog do Prof.João Baiano

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

segunda-feira, 14 de março de 2011

A juventude pode concretizar seus sonhos!











                                                                               ( Coluna do Prof.João Baiano)




A adolescência é uma fase de transformações, é a transição da infância para a fase adulta. Ao mesmo tempo em que o pré-adolescente quer crescer, sente medo. Crescer assusta. É uma experiência nova, e o novo é sempre um desafio na vida humana.



 A ausência de projeto deixa a vida sem sentido e surge o tédio. “Assim é muito fácil cair em depressão ou entrar em situações de risco. Cada jovem reage de uma forma, por isso é importante o apoio para que ele se encontre”..


 Se o jovem nessa idade não tiver pelo menos um projeto em mente que o direcione a alvos certos, acabará sendo gerada nele a cultura do tédio e da desesperança. “O jovem sente necessidade de inserir-se socialmente, e quando por várias razões isto não ocorre, vai acontecendo uma anulação de si, até perder o interesse pelas coisas ou, ao contrário, buscar a sensação de aventura e perigo todo o tempo para preencher o vazio com excesso de adrenalina”.


 Um projeto de vida simples pode estimular e ajudar muito. “O projeto não precisa ser nada grandioso, mas precisa ter um significado para aquele determinado jovem. Precisa ter valor para ele; é isto que o leva para a frente, que lhe dá a direção, que o faz buscar, se aprimorar e ter vontade de envelhecer”.


A escolha da profissão traz bastante tensão, apesar de hoje quase todos os jovens dos grandes centros urbanos, de uma forma ou de outra, buscarem cursos universitários. “O importante é conhecerem suas habilidades para escolher o melhor caminho”.


O bom será que em Coroatá e em todo o maranhão as escolas criem atividades que envolvam várias áreas. Dessa forma, o adolescente se descobriria numa delas. “Conhecer as suas capacidades é um bom caminho para que ele busque atividades futuras que saiam do âmbito escolar, como trabalhos sociais, atividades artísticas ou esportivas, sem que isto seja uma pressão, mas, sim, oportunidades de experimentar”,



DESEJO E REALIDADE



 Alguns jovens vivem superações positivas, ou seja, adequadas com o que é permitido socialmente para realizarem seus projetos. Outros experimentam superações que não são aquelas socialmente aceitas ao assumirem atividades clandestinas ou marginais.


“A droga tem funcionado na vida do jovem de várias maneiras: como uma dose de coragem para ir à frente na construção e realização de seu projeto e para esquecer que não possui saída para superar as adversidades que paralisam a realização de seu projeto".






ESCOLA E FAMÍLIA



 O que vai direcionar o jovem são as oportunidades que ele encontra, como políticas públicas e sociais que assegurem a ele o desenvolvimento de habilidades de vida, para que haja a superação das dificuldades e dos conflitos. “Acredito que todo sujeito possui um projeto de vida. Pode não estar bem claro, mas ele existe. O grande problema é este: possuir um projeto e não saber como realizar e não haver canais que facilitem isso. Onde está o Estado?”.


 Um projeto de vida indiscutivelmente dá sentido à vida, contudo deve ser dialogado para que o jovem se responsabilize por sua realização. “As políticas públicas para o jovem devem vir nesta direção”. Não existe um projeto simples; o que há é um planejamento de vida que possui um valor para cada um, dependendo da história e do contexto em que esse jovem vive. “Daí é que a família e a escola possuem um papel fundamental nesta construção".


 Sem políticas públicas nesta direção, não há formação do jovem para a vida. Isso porque o quadro envolve valores, limites e possibilidades! defende Prof.João Baiano.




VISUAL PERFEITO










Seios perfeitos e siliconados, nariz fino, barriga tanquinho e pernas enrijecidas. Estes são alguns dos desejos de milhares de adolescentes.



Os desfiles das belas modelos e as mulheres “perfeitas” das capas de revistas e catálogos geram transtornos psicológicos na mente das jovens que, insatisfeitas com características hereditárias e físicas, ficam incomodadas ao se olhar no espelho. O resultado é que muitas optam por cirurgias plásticas para corrigir as “imperfeições”, assim classificadas por elas.


Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), 15% das cerca de 800 mil operações com fim estético ou reparador, realizadas anualmente no Brasil, são feitas em jovens.


Psicólogos afirmam que as meninas são mais influenciadas do que os garotos devido ao padrão de beleza imposto pelos meios de comunicação. O problema é que a luta obsessiva pela perfeição pode provocar depressão quando se obtém um resultado negativo.


Doutor Luciano Negreiros, que atua há 18 anos na área médica, especialista em endocrinologia, metabologia, medicina psicossomática e ortomolecular, afirma que os pacientes, quando querem resultado, geralmente optam pelo mais prático e rápido. “As pessoas têm o costume de querer um corpo perfeito e serem magérrimas, iguais aos famosos, mas precisam entender que cada um tem um biótipo”, declara.






Técnicas inovadoras




O universo da estética apresenta muitos recursos capazes de elevar a autoestima das pessoas, mas profissionais em medicina não aconselham que adolescentes adotem qualquer procedimento antes de alcançar a maturidade da mente e do corpo.


Estela Cardoso*, esteticista com 18 anos de experiência, fala das novidades no universo da estética facial (peeling ultrassônico e de cristal) e corporal (hidrolipoclasia ultrassônica e ultra-cavity). “Já o revital – rf, uma espécie de radiofrequência, é um grande avanço, aconselhável para tratar a flacidez da pele da face e do corpo.”


O peeling ultrassônico é realizado em tratamentos de pele, eliminando as camadas superficiais para maior elasticidade e luminosidade, como também visando ao aumento da circulação do sangue. “É aquele que quanto mais sessões, melhor a resposta. É suave e vai retirando as células mortas da pele provocadas pelo excesso de sol e poluição”, esclarece.


A esteticista afirma que o procedimento é o mais indicado para os jovens que possuem muitos cravos, pois a técnica consegue eliminá-los. Pode ser realizado em qualquer tipo de pele, em qualquer época do ano e serve também para higienização.


Já o peeling de cristal faz a esfoliação da superfície cutânea através dos microcristais, que também removem as células mortas, deixando a pele mais delicada e macia. “Ele faz uma espécie de lixamento. Este procedimento é recomendado para quem tem cicatrizes de acne e manchas mais profundas. Por ser mais agressivo, é mais aconselhável no inverno e para os adolescentes com acne e cicatrizes. Mas é necessário cuidado maior e o acompanhamento de um dermatologista”, alerta.


A jornalista Tatiana Oliveira, 24 anos, realizou sessões de peeling de cristal, recentemente. “Ajuda bastante para a limpeza da pele, deixando-a mais uniforme, fina, macia e renovada. Gostei do resultado”, afirma.


Estela Cardoso esclarece que a hidrolipoclasia ultrassônica é uma técnica da estética corporal realizada por médicos para tratamento da gordura localizada. “Primeiro o especialista em medicina aplica uma solução para depois realizar ultrassom de alta potência, por aproximadamente 20 minutos. O processo elimina toxinas e resíduos metabólicos que geram celulites”, ressalta.


Uma outra novidade, o ultra-cavity, uma tecnologia no processo de ultrassom cavitacional, tem no mesmo aparelho dois softwares – um para modelagem do corpo e outro para tratar a celulite. Ele consegue romper células de gordura, sendo uma espécie de lipo sem cirurgia. “A técnica faz a explosão e o rompimento de adipócitos (células de gordura). É recomendável para a pessoa que tem aquela ‘gordurinha’ indesejável ou para retoques de lipoaspiração de grandes áreas”, aconselha.


Já o revital – rf minimiza os danos causados pelo envelhecimento da pele através de um campo eletromagnético. “Há uma geração de calor que é transferida para o tecido, proporcionando uma reorganização de colágeno e formação de novas fibras elásticas. Também é indicado para tratamentos de rugas e marcas de expressão”, explica.


Luciano Negreiros alerta que, antes de adotar qualquer técnica, os jovens precisam procurar um profissional da área médica. “Os adolescentes devem consultar um endocrinologista ou especialista em medicina estética para uma avaliação física e mental. Só eles podem indicar se deve ser feito tratamento de emagrecimento, psicológico ou, se for o caso, especificar qual o procedimento estético”, informa o médico.

(globo.com)





Cientistas podem ter encontrado um tratamento eficaz para a calvície







Composto descoberto por acaso fez crescer pelos em camundongos calvos



Colaborou Neia Meneses



A cura para a calvície pode ter sido descoberta acidentalmente por cientistas que pesquisavam a influência do estresse sobre as funções gastrointestinais de ratos, na Universidade da Califórnia (Ucla), nos Estados Unidos.


Em um estudo da Ucla com a Associação de Veteranos (Veterans Association), os cientistas estavam examinando uma ligação entre o estresse e o sistema digestivo com uma nova medicação, quando descobriram que a droga teve efeitos colaterais benéficos sobre a calvície dos camundongos.


Eles estavam realizando pesquisas com ratos de laboratório que tinham sido geneticamente alterados para que produzissem o hormônio do estresse. Como consequência, os animais perderam o pelo das costas. Usando o medicamento, um composto chamado astressina-B, os pesquisadores trataram os ratos por 5 dias. Três meses depois, quando foram verificar a situação dos camundongos, perceberam que os pelos haviam crescido novamente (quadro ao lado).


Em outro experimento, Million Mulugeta, responsável pelo trabalho, e sua equipe trataram ratos jovens que não haviam sido geneticamente alterados. O estudo descobriu que o pelo dos roedores não caiu. “A droga atua na perda de cabelo tanto como um tratamento preventivo quanto curativo", disse o pesquisador Yvette Tache.


O estudo também descobriu que, além de prevenir e curar a perda de cabelo, o medicamento tem um efeito sobre o pigmento da pele de camundongos e, para Mulugeta, pode ter um efeito sobre a cor do cabelo. Os cientistas dizem que ainda estão nas fases iniciais do trabalho e que talvez sejam necessários mais 5 anos de pesquisa antes que o produto esteja disponível para seres humanos.
(informações daUOL.com)











ALÔ JUVENTUDE!






APOIO TOTAL








VEM AÍ A 1º CORRIDA DE ATLETISMO E CICLISMO MACHADINHO,EM HOMENAGEM AO NOSSO SAUDOSO MACHADINHO! DIA 27 DE MARÇO ( DOMINGO) ÁS 8 HORAS DAMANHÃ,COM CONCENTRAÇÃO NA PRAÇA SARNEY.O CIRCUITO SERÁ  PELAS AVENIDAS DE NOSSA CIDADE.NÃO PERCA!

PARTICIPAÇÃO DE EQUIPES DAS CIDADES DE BACABAL,PERITORÓ,SÃO MATEUS,CAXIAS,CODÓ E OUTRAS LOCALIDADES.

TEREMOS PREMIAÇÕES GERAL E MUNICIPAL.AS INSCRIÇÕES PODERAM SER FEITAS COM O NELSON DO CONSELHO TUTELAR,MANEL DA MAÇARANDUBA QUE PARTICIPOU DA CORRIDA DE SÃO SILVESTRE, O CICLISTA ROGÉRIO NO BAIRRO DOS AMERICANOS E GILSON DA PEIXARIA RUFINO,TAMBÉM PELO TELEFONE 99-81270493.


INSCRIÇÃO GRATUITA! MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO COM A COORDENAÇÃO.




Terremoto atinge costa do Japão, gera tsunami e mata ao menos 288.





                     Tremor de magnitude 8,9 foi o maior do país e o 7º maior da história.
                    Após causar destruição no Japão, ondas gigantes ameaçam costa pacífica.


Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) de até dez metros de altura que varreu a costa do país, matando pelo menos 288 pessoas e causando destruição.



O tremor foi o 7º pior na história, segundo a agência americana, e também o pior já registrado na história do Japão.


O abalo provocou um tsunami que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês.


Carros e barcos foram arrastados, e as imagens da destruição, feitas de helicópteros, são impressionantes. Um vídeo da TV local mostrou a onda gigante arrastando carros em sua chegada à costa.

Em muitos lugares, o mar ultrapassou os diques de proteção e avançou vários quilômetros por terra, recordando cenas da tsunami que ocorreu no Oceano Índico, em 2004.











1 comentários:

Anônimo disse...

MUITO MASSA SUA LOGO MARCA. É A KRA DA JUVENTUDE!

Juliana
bjos

Postar um comentário